Segurança

TRE-PB acata pedido de tropas federais para Itabaiana; cidade teria criminosos envolvidos em eleição para Câmara

TRE-PB vai encaminhar o caso para o Tribunal Superior Eleitoral, que dará a palavra final sobre o pedido.

Exército, TRE-PB, Cabedelo, Bayeux, Tropas federais

Imagem ilustrativa (Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) acatou, nesta quarta-feira (11), o pedido de presença de tropas federais para Itabaiana. O pedido foi acatado por todos os membros da Corte sob o argumento de presença de pessoas com envolvimento em grupos criminosos na disputa por cargos na Câmara Municipal.

Como acompanhado pelo ClickPB, a presença das tropas federais foi feita pelo juízo da 6ª Zona Eleitoral. No voto, a desembargadora relatora do processo, Agamenilde Dias, afirmou que embora o Governo do Estado tenha garantido a segurança nas eleições, é necessário garantir ainda mais o normal curso do processo eleitoral.

Após o pedido ter sido acatado pelo TRE-PB, o caso será analisado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que dará a palavra final sobre o pedido. Se aprovado pelo TSE, o reforço da segurança com uso de tropas federais em Itabaiana vai acontecer durante o primeiro turno das eleições, marcado para o dia 6 de outubro.

“A juíza alegou que solicita forças federais para garantir segurança e lisura do processo eleitoral. Ela cita a presença de pessoas ligadas a organizações criminosas na disputa por vagas da Câmara”, justificou a desembargadora e presidente do TRE-PB, Agamenilde Dias.

Além de Itabaiana, o TRE-PB já encaminhou ao TSE pedidos de presença de tropas federais para Bayeux, Cabedelo e Fagundes. Os pedidos ainda não tiveram decisão no TSE.

Assista abaixo a sessão do TRE-PB:

Leia também:

COMPARTILHE

Bombando em Política

1

Política

Adriano Galdino diz que será eleito por unanimidade e que nova votação é “meramente protocolar”

2

Política

João Azevêdo afirma que colocará nome à disposição para o Senado: “partido e povo irão decidir”

3

Política

João Azevêdo diz que novo pleito para Mesa da Assembleia não altera cenário político e Galdino deve ser eleito novamente

4

Política

Cícero Lucena tira licença e Léo Bezerra assume Prefeitura de João Pessoa na próxima semana

5

Política

João Azevêdo antecipa que irá dialogar com quatro nomes da base para decidir melhor alternativa para Governo em 2026