Julgamento

TRE-PB acata recurso e determina reabertura de processo com denúncia de vídeo deep fake contra Benjamin Maranhão

TRE-PB analisou caso em vídeo fake que mostra o que seria Benjamin Maranhão sendo intolerante contra pessoas praticantes de religião de matriz africana.

TRE-PB, Julgamento, Araruna, Benjamin

Julgamento foi feito pelo TRE-PB (Foto: reprodução/YouTube)

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) determinou, nesta segunda-feira (19), a volta ao primeiro grau de jurisdição de um processo por uso de inteligência artificial contra um candidato a prefeito. Em vídeo fake, a pessoa identificada como Alan dos Santos Pontes teria feito uma montagem contra Benjamin Maranhão, candidato do MDB a prefeito de Araruna, município do Brejo paraibano.

Como notado pelo ClickPB, a denúncia foi feita pelo MDB de Araruna. Nela, o partido denunciou um suposto vídeo que mostra Benjamin como intolerante religioso contra pessoas praticantes de religião de matriz africana.

Na primeira instância, o juízo da 20ª Zona Eleitoral negou a denúncia por falta de endereço do vídeo na internet. Em análise de recursos, o relator do caso, o juiz membro Roberto D`horn, afirmou que há indícios de propaganda eleitoral antecipada negativa e que a falta de endereço do vídeo na internet não deveria servir de justificativa para que a denúncia tivesse sido negada em primeira instância.

Com a decisão, o processo retorna ao juízo da 20ª Zona Eleitoral para ser reaberto, com colheita de provas e nova análise do caso.

“Voto pelo provimento do recurso para anular a sentença e determinar o retorno dos autos na origem para que a ação seja regularmente processada e instruída no primeiro grau de jurisdição”, afirmou o juiz, como observado pelo ClickPB.

Veja abaixo o julgamento no TRE-PB:

COMPARTILHE

Bombando em Política

1

Política

Juíza Maria Cristina Santiago preside sessão de julgamento do TRE-PB

2

Política

Definido tempo e ordem do guia eleitoral em Campina Grande; confira como ficou

3

Política

Rede Globo divulga pesquisa para prefeito de João Pessoa dia 27; mais nove cidades terão cenário eleitoral revelado este mês

4

Política

Sabatina Arapuan FM: Ruy Carneiro propõe mais gratuidade nos ônibus, cursos e escolas abertas no fim de semana

5

Política

Ex-secretário de Saúde da Paraíba, Waldson Souza, é multado e OS vai ter que devolver R$ 15,8 milhões ao Estado