Política

Tornado destelha casas na zona oeste do Rio de Janeiro

None

Um pequeno tornado tropical, também conhecido como tromba d’água, assustou moradores do bairro Sepetiba, na zona oeste do Rio de Janeiro, na manhã de domingo (12). Alguns barcos que estavam na praia foram atingidos e uma casa teve parte do telhado arrancado. A Defesa Civil não registrou nenhuma vítima, mas está em estado de alerta para novos fenômenos climáticos na região litorânea do Rio.

Segundo o morador de Sepetiba Anderson Lima dos Santos, o fenômeno começou por volta das 9h, com “borbulhas na água” que duraram cerca de cinco minutos. “De repente, um cone desceu do céu e se juntou àquelas bolhas na água. A partir daí, os ventos começaram a ficar muito fortes em direção às casas à beira-mar. Uma pessoa que estava mais próxima do calçadão chegou a se segurar em um poste para não ser carregada”, conta o morador, lamentando o estrago que o tornado fez em pelo menos 10 barcos.

“Na hora, os pescadores ficaram assustados e correram para longe da água, abandonando seus barcos. Quando voltaram, eles estavam revirados”, disse.

A meteorologista Maria das Dores de Azevedo explica que esses fenômenos são muito raros no País, especialmente na região Sudeste. “Eles se formam antes das tempestades, com condições atípicas de umidade e calor. No Brasil, não temos equipamentos modernos o suficiente para prever esses pequenos tornados”, afirma. Segundo ela, o fenômeno também é conhecido como chuva de peixe, pois pode sugar os peixes para dentro do cone e atirá-los longe.


O Dia

COMPARTILHE

Bombando em Política

1

Política

Partidos têm até hoje para prestar contas do fundo partidário de 2023

2

Política

União da esquerda pode prejudicar Macron e dar vitória à direita radical nas eleições na França

3

Política

Prefeitura de Taperoá lança licitação de mais de R$ 801 mil para obra em campo de futebol

4

Política

“Não me peçam para fazer campanha”, diz Jackson Macedo após PT optar por Cartaxo como pré-candidato em João Pessoa

5

Política

PT nacional estuda rever apoio a pré-candidatura de Jhony Bezerra em Campina Grande; “equívoco”, analisa Jackson Macedo