Crise

“Todos os municípios da Paraíba estão com problema”, diz presidente da Famup sobre falta de verbas do Governo Federal

George Coelho disse que a falta de verbas começou a preocupar em março, quando nenhum recurso federal chegou aos cofres das prefeituras paraibanas

“Todos os municípios da Paraíba estão com problema”, diz presidente da Famup sobre falta de verbas do Governo Federal

Imagem ilustrativa — Foto:Reprodução

A demora no envio de verbas via emendas, especialmente para o custeio dos serviços de saúde, vem afetando todos os municípios do estado. A análise foi feita pelo presidente da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup), George Coelho, em entrevista ao ClickPB nesta quinta-feira (1º). A dívida total, com todos os 5.568 municípios brasileiros, passa dos R$ 3 bilhões. 

Ao ClickPB, George disse que a falta de verbas começou a preocupar em março, quando nenhum recurso federal chegou aos cofres das prefeituras paraibanas, mas se alastrou até o fim de maio. 

Houve reclamação da Famup e da bancada federal junto ao Governo Federal, mas nenhum argumento foi feito pelo Governo Lula.

“A totalidade [dos municípios] está em dificuldade, porque 70% das emendas são de custeio da saúde. Nenhuma emenda deste ano foi liberada. Isso afeta o pagamento dos funcionários, a compra de remédios, insumos, gasolina. Os municípios estão arcando tudo isso com recursos próprios e as dificuldades só aumentam. Só referente a 2022, a dívida do Governo com os municípios do país chega a R$ 3 bilhões”, afirmou George.

A situação piora com o aumento do piso da enfermagem. Segundo George Coelho, atualmente os municípios não têm condições de arcar com os novos valores para a categoria. Além disso, nenhum recurso foi aportado pelo Governo Federal para essa despesa.

“Não entrou recurso [para o piso] e nem os valores definidos atendem o pagamento. A portaria com os valores por município saiu, mas fechou o mês de maio sem nenhuma depósito. Não somos contra o piso, os prefeitos querem pagar, mas precisam de recursos para isso. Queremos uma solução definitiva”, contou George ao ClickPB.

O ClickPB tentou contato com o coordenador da bancada federal da Paraíba no Congresso, o deputado federal Damião Feliciano (União Brasil), para saber dele um posicionamento da bancada sobre a falta de recursos e qual a cobrança tem sido feita ao Governo Federal sobre assunto, mas as ligações não foram atendidas até a publicação desta matéria.

O ClickPB também tentou contato com o senador Efraim Filho (União Brasil), com a senadora Daniella Ribeiro (PSD) e com o deputado federal Aguinaldo Ribeiro (Progressistas) para fazer os mesmos questionamentos, mas as ligações não foram atendidas até a publicação desta matéria.

COMPARTILHE

Bombando em Política

1

Política

PGR envia ao STF parecer para manter prisão de Braga Netto

2

Política

Rosália Lucas diz que Secretaria trabalha para interiorização do turismo na Paraíba e integração entre municípios

3

Política

Nova unidade da AeC chega a Patos com mil vagas de emprego e Nabor comemora: “querem se instalar o mais rápido possível”

4

Política

Senado aprova projeto do pacote fiscal, com promessa de veto à limitação do BPC

5

Política

Moraes concede liberdade condicional ao ex-deputado Daniel Silveira