Política

Tirar visto deve ficar mais fácil

None

A demanda é grande: de 800 a 900 pessoas procuram, todos os dias, o Consulado dos Estados Unidos em São Paulo para obter visto de entrada naquele país. Desse montante, pelo menos 50% querem viajar a turismo. E, apesar de todas as entrevistas serem realizadas com hora marcada, as filas são uma constante. A idéia, segundo o chefe da seção de vistos, William Davies Sohier, é criar mecanismos para que as pessoas passem menos tempo aguardando atendimento.

Para isso, está funcionando, em caráter experimental, um processo que dispensa da entrevista quem solicita a renovação do visto de turismo. “A idéia é que as pessoas cheguem, entreguem o formulário, marquem as digitais e voltem para casa”, explica Sohier. O processo deve entrar em vigor oficialmente em maio, mas, ainda assim, será necessário agendar um horário para a apresentação dos documentos.

As primeiras facilidades tiveram início há cerca de um mês, quando foram dispensados das entrevistas os que têm visto de negócios vencido há menos de um ano. Eles só precisam chegar ao consulado entre 13 e 15 horas, com passaporte e formulários, e recolher a taxa correspondente.

Segundo Sohier, a procura por vistos aumentou 40% em todo o País, desde setembro do ano passado. O motivo, além do dólar baixo, é que muitos documentos com validade de dez anos começaram a vencer agora. “Em 1996 emitimos 300 mil vistos”, explica o cônsul dos Estados Unidos em São Paulo, Christopher McMullen.

Na época, nem todas as pessoas precisavam fazer entrevista – medida adotada depois dos atentados de 11 de setembro. No ano passado, quase 120 mil vistos foram concedidos só em São Paulo, o que corresponde a 63% dos pedidos deferidos no País – o consulado não revela quantos foram negados.

A médica Talita Poli, de 30 anos, que embarca dia 29 para Nova York e Boston, conseguiu fazer a entrevista apenas na semana passada. “Achei que fosse demorar menos, comecei o processo dia 10 de fevereiro”, revela. Por conta disso, a chefe da seção consular, Jennifer Noronha, recomenda a quem pretende passar as férias de julho nos EUA a providenciar o visto desde já. “Sabemos que a demanda vai aumentar e pode não dar tempo”, diz.

Caso do empresário de Campinas Alessandro Ferreira, de 30 anos, que teve de mudar os planos de viagem para a Disney. “Íamos em fevereiro, mas os vistos não saíram a tempo. Vamos em maio”, afirma.

Passo-a-passo

Nos bastidores, uma equipe de 45 pessoas trabalha para dar vazão à demanda de solicitações. Outras cinco serão contratadas. O primeiro passo para tirar o visto é agendar a entrevista pelo telefone (0–11) 5186-7000 ou no site www.visto-eua.com.br. No dia e horário marcados, o solicitante deve ir ao consulado com a taxa de US$ 100 paga e aguardar a chamada pelo número de senha. O documento sai em aproximadamente uma semana. Quem tem o visto negado pode solicitar nova entrevista.

Fonte: Estadão

COMPARTILHE

Bombando em Política

1

Política

Pesquisa: prefeito de capital do Nordeste tem 75% das intenções de voto e pode ser reeleito em primeiro turno; saiba quem é

2

Política

Lula rebate pergunta sobre cansaço e manda perguntarem a Janja: “tesão de 20 anos”

3

Política

Perita Amanda CSI é cotada para ser vice na chapa de Ruy Carneiro à Prefeitura de João Pessoa

4

Política

Governo recorre de decisão que liberou academias a cobrar por entrada de personal trainers, na Paraíba

5

Política

Cartaxo não crava Amanda Rodrigues como vice, mas diz que negociação está “avançada”