O senador Veneziano Vital (MDB) anunciou nesta segunda-feira (21) que é oficialmente pré-candidato ao Governo do Estado em um encontro de lideranças partidárias do MDB e PT. Ele esteve ao lado do ex-governador Ricardo Coutinho (PT), que também lançou sua pré-candidatura ao Senado Federal.
No evento, entretanto, uma ausência foi notada: Lula. A fala do ex-presidente era esperada para consolidar a união dos partidos, uma vez que Veneziano já declara abertamente voto no petista, que almeja voltar à presidência da República.
Esse buraco acabou sendo preenchido pela presidente nacional do PT, a deputada federal Gleisi Hoffmann, que enviou um vídeo destacando a importância da candidatura do senador paraibano, a quem chamou de “homem de luta”.
“Quero saudar meu companheiro e amigo Ricardo Coutinho, pré-candidato ao Senado da República pelo PT, e o senador Veneziano, esse homem de luta, que está sempre à frente na defesa dos interesses do Brasil e do povo da Paraíba e que é pré-candidato a governador pelo MDB. Essa articulação e processo de unidade de forças progressistas, populares e democráticas que vocês estão fazendo na Paraíba é muito importante para o povo paraibano e também pelo povo brasileiro”, disse.
A ausência de Lula sinalizou que o ex-presidente ainda não bateu o martelo na decisão entre quem deve apoiar no estado e expõe a ruptura de parte do PT. Nesta segunda-feira (21) ala partido na Paraíba divulgou manifesto em favor da reeleição do governador João Azevêdo (Cidadania).