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Saiba um pouco mais sobre o compacto da Renault que desembarca no Bras

O Logan está fazendo sucesso na Europa e cada vez mais ganha adeptos por unir em um único modelo três características que os europeus gostam, e nós também, – mo

Ele está fazendo sucesso na Europa e cada vez mais ganha adeptos por unir em um único modelo três características que os europeus gostam, e nós também, – motor, conforto e preço. Como se não bastasse seu sucesso no “velho continente”, o modelo Logan, da montadora romena Dacia – com chancela da Renault –, tem chegada prevista ao Brasil já no próximo ano. Aqui, estão previstas as versões “hatch” e sedã, esta com mais porta-malas que a que você vê nas fotos, além de uma perua, ao menos.

Saiba um pouco mais por que este veículo está fazendo tanto sucesso, já que no Brasil, ele promete bater de frente com carros como o sucesso de vendas Chevrolet Classic e o futuro Celta Sedan, além de travar uma boa briga com os já conhecidos modelos “hatches” Uno e Celta.

Uma das coisas que os europeus mais gostam nos automóveis é o motor. O que faz mais sucesso dentre as opções são os modelos a diesel – devido, principalmente, à sua evolução tecnológica, que emitem quase nenhum poluente e são extremamente silenciosos perto dos motores antigos. Infelizmente, em função de nossa legislação, o motor a diesel não chega ao Brasil. Em compensação, o Logan herdará os motores Hi-Flex, capazes de fazer as vezes do rendimento do motor de nossos “hermanos” ibéricos.

Sua construção foi baseada Clio e na minivan Modus, já que suas plataformas são muito semelhantes (4,2 m de comprimento, 1,7 m de largura, 1,5 m de largura e 2,6 m entreeixos), assim, o Logan configura-se como um sedã relativamente espaçoso e confortável. Outro atributo positivo quanto a seu tamanho é o porta malas, de 510 l, maior até que o do Clio Sedan.

O ponto mais importante é unir todo esse espaço e motor à um preço acessível. O Logan faz isso. Seu preço sugerido para comercialização na Europa é de 10 000 euros (algo em torno de R$ 25 500), algo positivo caso chegue aqui a este valor, pois nenhum sedã nacional, atualmente, sai por menos de R$ 26 000, como é o caso do Classic. Mas são mercados e custos diferentes, o que inviabiliza uma transposição direta de valor.

Testado pela revista Autopista, do grupo Motorpress da Espanha, o Logan apresentou alguns pontos como pequenos ruídos de funcionamento. Ele é capaz de manter bom ritmo de dirigibilidade tanto em altas quanto em baixas velocidades, no entanto os ruídos externos começam a irritar depois de alguns quilômetros. O veículo ainda apresentou um problema em que o painel não parou de chacoalhar durante toda a viagem.

Mesmo assim, ele faz jus à fama de enfrentar qualquer “parada”. Sua grande distância em relação ao solo contribui, e muito, em terrenos acidentados, além de não fazer feio no asfalto.

A montadora assegura que o modelo percorre mais de 20 000 km sem precisar de manutenção, o que diminuiria o custo com revisões. Isso, claro, em condições de asfalto na Espanha, que devem ser um “pouco” melhores que as nossas. Basta saber se a Renault conseguirá esses mesmos números no surrado piso das estradas brasileiras.

A própria Dacia informa ser o Logan um modelo “global”, que venderia em qualquer parte do mundo, devido às suas características fortes e plenamente adaptáveis, principalmente no quesito “preço final”. Prato cheio para o Brasil e seu enorme potencial de mercado.

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