O deputado federal Gustavo Fruet (PSDB-PR), 43, foi reeleito e assume este ano a sua terceira legislatura na Câmara, já enfrentando o que será seu principal desafio em quase dez anos de carreira política: a disputa pela presidência da Casa, contra os colegas Aldo Rebelo (PC do B-SP) e Arlindo Chinaglia (PT-SP).
Ele foi anunciado hoje como o candidato "oficial" da chamada Terceira Via, grupo de parlamentares que articulou nas últimas semanas um terceiro nome para a disputa pelo comendo da Casa.
Gustavo Fruet será o candidato da Terceira Via para disputar o comando da Câmara.
Fruet ganhou destaque nacional principalmente a partir de sua atuação na CPI dos Correios e no Conselho de Ética da Casa. O deputado atuou como conselheiro na época das investigações sobre o mensalão e conquistou o respeito dos colegas quando se opôs a um acordo do PFL e do PSDB para livrar o deputado Roberto Brant (PFL-MG) da cassação.
Fruet contrariou o partido e votou a favor da perda do mandato do pefelista. A atuação rendeu ao deputado o título de mais votado do Paraná, com 210.674 votos.
O parlamentar é um tucano recente e militou nos últimos, na verdade, no PMDB, a que filiado desde 1991 e do qual saiu somente em 2004, para entrar no PSDB no ano seguinte. Começou a carreira política como vereador por Curitiba (1997-1999) e depois, para a Câmara dos Deputados.
Advogado, o novo candidato tem doutorado em Direito das Relações Sociais pela UFPR (Universidade Federal do Paraná). Teve passagens pela Procuradoria-Geral da Justiça do Estado do Paraná e pelo Tribunal de Alçada do Estado do Paraná. Na faculdade, militou no movimento estudantil.
Folha Online