Candidato

Sabatina Arapuan FM: Yuri Ezequiel defende criação de empresa pública de ônibus e ampliação de USF’s

Na sabatina, Yuri Ezequiel falou da proposta de criação de uma empresa pública de transporte coletivo e da criação de assembleias populares para decidir o orçamento do município.

Yuri Ezequiel, Eleições, UP

Yuri Ezequiel (Foto: Reprodução/Redes sociais)

O candidato a prefeito João Pessoa pelo partido Unidade Popular (UP), Yuri Ezequiel, participou da sabatina da Arapuan FM, nesta segunda-feira (26). Na entrevista, ele falou da proposta de criação de uma empresa pública de transporte coletivo e da criação de assembleias populares para decidir o orçamento do município.

Yuri Ezequiel é advogado e militante dos movimentos socias e definiu o seu partido, o UP, como um partido formado por movimentos sociais e que passou por um longo processo de coleta de assinaturas, com 1,2 milhão de assinaturas coletadas, para a sua criação.

Transporte público coletivo

Para o transporte coletivo, Yuri Ezequiel propõe “transformar o transporte da cidade, visa a construção de uma empresa pública de transporte coletivo”.

“O debate do transporte é necessário. Nós vemos um caos. Então a gente visa transformar o transporte da cidade, visa a construção de uma empresa pública de transporte coletivo, como tivemos já em João Pessoa a Setusa, em outro momento, que era uma empresa estadual e que cumpriu um papel fundamental”, disse o candidato na sabatina da Arapuan FM, como acompanhou o ClickPB.

Yuri destaca que há um caos na mobilidade urbana de João Pessoa com a presença massiva de carros particulares e defende soluções para isso.

“Em qualquer horário na cidade, os principais corredores tem um trânsito terrível porque o transporte coletivo não funciona. Então, no lugar da gente planejar grandes transportes para a cidade, vamos fazer o que funciona: retornar as Integrações, ter ônibus rodando, ter transporte coletivo de qualidade e seguro para as pessoas. Vamos garantir o retorno dos ônibus noturnos, para quem sair das universidades às 22h ter ônibus para voltar para casa. Vamos voltar com o ‘Corujão’, os ônibus da madrugada”, pontuou Yuri.

Ainda segundo o candidato, “nossa proposta é ter uma empresa pública porque não dá mais. São quatro décadas de exploração do mercado do transporte aqui em João Pessoa e o monopólio dizendo que não dá lucro. Como é que um monopólio do transporte não dá lucro?”

Orçamento

Para o orçamento do município de João Pessoa, Yuri Ezequiel defende “a construção de assembleias populares” porque, segundo ele, “quem tem que decidir o orçamento do bairro e os invesimentos são as pessoas”.

“O orçamento de João Pessoa passa dos R$ 4 bilhões. O maior orçamento da história da nossa cidade. E 25% são destinados à Saúde e outros 75% se dividem para as diversas áreas do poder público. Nós defendemos que a prioridade do orçamento tem que ser a classe trabalhadora. E a primeira proposta do nosso programa é a construção de assembleias populares porque quem tem que decidir o orçamento do bairro e os invesimentos são as pessoas que moram naqueles bairros”, explicou o candidato, como verificou o ClickPB.

Saúde

Na área da Saúde, o candidato do UP propõe a ampliação das Unidades de Saúde da Família (USF’s) e diz achar inviável uma unidade atender mais de um bairro. “Nós temos Unidades de Saúde da Família que atendem quatro a cinco bairros, como é o caso de Muçu Magro, então, inicialmente, ampliar as USF’s para todos os bairros da cidade”, declarou.

 

 

 

COMPARTILHE

Bombando em Política

1

Política

Sabatina Arapuan FM: Camilo Duarte defende transporte coletivo acessível e investimento público para desenvolvimento

2

Política

Justiça defere candidaturas de André Ribeiro e Bruno Cunha Lima para disputa das Eleições em Campina Grande

3

Política

Lula critica modelo de gestão da Vale e diz que “cachorro com muito dono, morre de fome”

4

Política

Justiça defere candidaturas de Luciano Cartaxo, Marcelo Queiroga e Ruy Carneiro na disputa pela Prefeitura de João Pessoa

5

Política

João Azevêdo diz que só vai discutir disputa estadual em 2026 e que tratar tema agora é “antecipar o fim do governo”