Candidato

Sabatina Arapuan FM: Ruy Carneiro propõe mais gratuidade nos ônibus, cursos e escolas abertas no fim de semana

Ruy Carneiro propõe mais gratuidade nos ônibus e um programa com cursos profissionalizantes e bolsa auxílio para os jovens conseguirem o primeiro emprego. Ele também fez críticas à gestão da Prefeitura de João Pessoa.

ruy carneiro

Ruy Carneiro - Foto: Assessoria

O candidato a prefeito de João Pessoa, Ruy Carneiro (Podemos), apresentou propostas nos setores da educação, emprego e mobilidade urbana na sabatina da Arapuan FM, nesta quarta-feira (21). Ruy propõe mais gratuidade nos ônibus e um programa com cursos profissionalizantes e bolsa auxílio para os jovens conseguirem o primeiro emprego. Ele também fez críticas à gestão da Prefeitura de João Pessoa.

Ônibus

Ruy Carneiro disse que vai revisar, caso seja eleito, os contratos de concessão do transporte público da Capital e fez críticas ao funcionamento das linhas de ônibus.

Questionado pelo jornalista Bruno Pereira se pode romper contratos com empresas de ônibus por má prestação de serviço, caso seja eleito, Ruy respondeu: “se necessário, vou. O povo de João Pessoa paga a segunda passagem mais cara do Nordeste. Todo dia quebra um ônibus. Hoje, o formato é feito para o empresário. Eu não sou prefeito de empresário, eu sou prefeito das pessoas. Quem não estiver cumprindo o contrato, está fora. Porque eu vou colocar para servir à população que me elegeu uma empresa que não está cumprindo o contrato?”

Ruy ainda mencionou planos de subsidiar a passagem de ônibus. “Vamos dar transparência ao sistema e aos contratos, às empresas e, depois, podemos fazer subsídio para alguns dias com ‘tarifa zero’, para segurar o preço da passagem ou até diminuir. Vamos expandir a gratuidade para a pessoa com decifiência e também para o acompanhante porque, às vezes, a pessoa com decifiência tem a gratuidade no ônibus comum e vai para a FUNAD, só que a mãe não tem o dinheiro para a passagem dela. Como ela vai fazer?”, disse o candidato à Arapuan FM, como acompanhou o ClickPB.

Educação

Para a educação, Ruy Carneiro propõe “monitorar os alunos a cada prova, e não a cada IDEB, para fazer intervenções nas escolas”, declarou, em referência às avaliações da educação básica pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e a avaliação na educação municipal.

Ruy propõe a abertura das escolas no fim de semana para atividades.

“Vamos abrir as escolas no fim de semana, no projeto ‘Escola Viva, oferecendo para aquele jovem que está ali na comunidade, que não tem perspectiva de lazer, de ir para determinado lugar, que a passagem de ônibus é cara e os pais são humildes, então ele vai para a escola perto da casa dele para fazer cultura, arte, esporte, reforço escolar, saúde na escola. Nós vamos começar a saúde não só fazendo o PSF funcionar, nós vamos fazer nas escolas uma saúde preventiva”, pontuou o candidato.

Cursos e bolsa

Ruy Carneiro também defende a oferta de cursos profissionalizantes para jovens de acordo com a demanda do mercado de trabalho.

“Fazer uma pesquisa de mercado para saber qual o profissional o mercado está precisando. E depois vamos ofertar cursos e vamos dar um valor para que aquele jovem que, muitas vezes não tem dinheiro para se deslocar, ele vá fazer o curso dele e um lanche. Então naquele período do curso, ele vai ter uma ajuda para concluir o curso, desde que ele esteja indo direitinho e matriculado, para depois ele conseguir o emprego dele”, declarou na sabatina da Arapuan FM, como apurou o ClickPB.

O candidato também propõe um programa de incentivo para atletas. “Vamos criar um programa para os atletas de João Pessoa e pagar em dia”, disse.

Ruy concluiu sua participação na sabatina da Arapuan FM resumindo sobre o que falta na cidade de João Pessoa, ao ser questionado pelos apresentadores. Para o candidato, “falta gestão, compromisso, amor e vontade.”

 

 

 

COMPARTILHE

Bombando em Política

1

Política

Ex-secretário de Saúde da Paraíba, Waldson Souza, é multado e OS vai ter que devolver R$ 15,8 milhões ao Estado

2

Política

Justiça aceita denúncia contra prefeito de São Bento por promover aglomeração durante a pandemia

3

Política

Pedidos de tropas federais para Cabedelo e Fagundes chegam ao TSE; órgão vai aprovar ou não reforço da segurança nas Eleições

4

Política

Eleições na Paraíba têm quase 90 candidatos com deficiência; cerca de 30% deles possuem problemas visuais

5

Política

VÍDEO: Nilvan anuncia apoio a André Coutinho em Cabedelo