Candidato

Sabatina Arapuan FM: Luciano Cartaxo diz que pretende construir hospital e mais duas UPA’s em João Pessoa

As propostas do candidato foram apresentadas na sabatina da rádio Arapuan FM, nesta terça-feira (20).

luciano cartaxo

Luciano Cartaxo (Foto: Walla Santos/ClickPB/Arquivo)

O candidato a prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PT), disse que irá construir um novo hospital de urgência e emergência e mais duas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) na cidade (confira no vídeo abaixo). As propostas do candidato foram apresentadas na sabatina da rádio Arapuan FM, nesta terça-feira (20).

Cartaxo falou de saúde, mobilidade urbana e fez comparativos entre suas gestões enquanto prefeito de João Pessoa entre 2013 e 2020 e a gestão do atual prefeito Cícero Lucena.

Saúde

Para a área da Saúde, Luciano Cartaxo foi questionado pelo jornalista Luís Torres sobre as interdições e problemas enfrentados pelo Complexo Ortotrauma de Mangabeira, o Trauminha, e como promete construir um novo hospital mesmo com os desafios existentes na unidade que já existe em funcionamento.

Ele citou que organizou e estruturou o Trauminha. “Quando eu assumi a Prefeitura de João Pessoa, a cidade só tinha uma UPA, lá no Retão de Manaíra. Então todo mundo que tivesse um problema de saúde de urgência e emergência tinha que se deslocar, atravessar a cidade para poder chegar à única UPA que existia na cidade, no Retão. Eu fiz três UPA’s. Isso é muita coisa na cidade de João Pessoa e essas UPA’s tiveram um papel muito importante porque quando a pessoa tem um problema de saúde tem que ser atendida o mais rápido possível”, pontuou à Arapuan FM, como verificou o ClickPB.

Cartaxo mencionou a ação da gestão nos Postos de Saúde da Família (PSF’s). “Eu fiz 13 PSF’s. Desses PSF’s, nós conseguimos colocar equipes capacitadas: tinha médico, farmacêutico e outros profissionais. Criei o programa Gerente Saúde para organizar o funcionamento de cada PSF. Ou seja, em cada PSF tinha uma pessoa responsável, que é o ‘gerente Saúde’. Então se acontecesse alguma coisa, ele direcionava para o secretário de Saúde e a gente fazia pesquisa de avaliação para saber o que a população estava achando dos serviços.”

Luciano concluiu a resposta dizendo que “a Saúde, no meu tempo [gestão], funcionava. Não era perfeita, mas funcionava.”

Hospital de urgência e emergência

Sobre a construção de um novo hospital para atendimentos de urgência e emergência, Cartaxo respondeu: “aí você pergunta se eu vou fazer o hospital. Eu vou fazer o hospital de urgência e emergência para desafogar o Trauminha. Porque eu vou fazer isso? Eu já estive no Ministério da Saúde, eu já conversei com os técnicos do Ministério da Saúde. O governo do presidente Lula tem um investimento muito grande agora através do PAC e nós vamos fazer em parceria. A Prefeitura, primeiramente, tem recursos próprios para fazer. Queremos fazer essa parceria para criar o novo hospital em João Pessoa.”

Em seguida, ele declarou que pretende construir mais duas UPA’s na cidade, caso seja eleito.

Mobilidade urbana

Na mobilidade urbana, Luciano Cartaxo comentou ações de suas gestões e disse que entregou 53 km de ciclovia e 3 km de ação asfáltica, além de faixas exclusivas para ônibus.

Questionado pelo jornalista Clilson Júnior sobre a falta de execução do projeto de BRT (Bus Rapid Transit) e outros planos para a mobilidade, Cartaxo respondeu que faltaram recursos.

“A gente quando tem projeto, a gente se prepara para fazer a obra. Mas, infelizmente, não chega o recurso do Governo Federal para isso. Tanto que nenhuma cidade do porte de João Pessoa tem condição de fazer um investimento dessa natureza com recursos próprios”, argumentou o candidato, como acompanhou o ClickPB.

 

 

 

COMPARTILHE

Bombando em Política

1

Política

Em diálogo com ministro Wellington Dias, Pollyanna garante mais investimentos para o desenvolvimento humano da Paraíba

2

Política

“Município nenhum tem condição de sustentar uma política de oncologia sozinho”, diz secretário de Saúde da Paraíba

3

Política

Wilson Filho afirma que escolas da Paraíba estão preparadas para seguir lei que proíbe celulares e aguarda orientação do governo

4

Política

João Azevêdo revela que se sair para disputar Senado, Lucas Ribeiro será candidato ao Governo: “dará continuidade ao trabalho”

5

Política

João Azevêdo reúne base em almoço e soma presença de 146 prefeitos, 23 deputados estaduais e 5 federais