Política

Ruy Carneiro pede a Janete Ismael a instalação de um ‘Disque Nepotismo

Através do ‘Disque Nepotismo’, a população pode denunciar a prática da contratação de parentes nas Prefeituras e Câmaras municipais.

Como forma de fazer com que a população se engaje ainda mais no combate ao nepotismo, em todo o Estado, o deputado estadual Ruy Carneiro (PSDB) pede à procuradora geral de Justiça do Estado, Janete Ismael, a instalação de um ‘Disque Nepotismo’ para receber denúncias sobre a prática na Paraíba. Serviço semelhante foi implantado pelo Ministério Público do estado de Goiás.

Através do ‘Disque Nepotismo’, a população pode denunciar a prática da contratação de parentes nas Prefeituras e Câmaras municipais. Com base nessas denúncias, o Ministério Público, na Paraíba, poderia investigar e até coibir o nepotismo. “Os denunciantes teriam a identidade mantida em sigilo para que não venham a sofrer retaliações no futuro”, enfatizou o parlamentar tucano.

Em Goiás, após as denúncias, as Prefeituras e Câmaras têm 10 dias para responder. Passado esse prazo, se a suspeita for confirmada, o Ministério Público pede que os poderes sigam o exemplo dos tribunais de Justiça e demitam os parentes de até terceiro grau. “Quando você pratica o nepotismo, você está tratando com privilégio alguns em detrimento a toda uma população”, desabafou o procurador de Justiça de Goiás, Saulo Bezerra.

Após a instalação do serviço pelo Ministério Público em Goiás, o telefone não pára. As ligações já vieram de 170 dos 246 municípios do Estado. De acordo com dados computados pelo órgão, já foram mais registradas mais de 500 denúncias de contratação de parentes em Prefeituras e Câmaras municipais. “O cidadão liga para denunciar e muitas vezes desabafar”, disse Saulo Bezerra.

Ruy Carneiro é o autor da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) Antinepotismo, que tramita na Assembléia Legislativa do Estado. A proposta, que proíbe os titulares de cargos públicos de nomear parentes no Estado e nos municípios, têm outros três co-autores e 11 subscritores.

Recentemente, o deputado lançou, em conjunto com o arcebispo da Paraíba, Dom Aldo Pagotto, e o presidente da AL, Rômulo Gouveia (PSDB), o site www.nepotismonao.com.br. “É mais um mecanismo onde as pessoas também podem interagir enviando perguntas, opiniões e denúncias sobre o nepotismo no Estado”, explicou Ruy Carneiro.

Redação ClickPB

COMPARTILHE

Bombando em Política

1

Política

Juiz acata recurso e suspende cassação de mandato do prefeito de Dona Inês

2

Política

Corrinha Delfino, pré-candidata a prefeita de Cajazeiras, entregou certificado de mestrado falso, atesta universidade de São Paulo

3

Política

Cícero diz que maioria no PT defende sua reeleição e acolherá os contrários a candidatura de Cartaxo: “contribuir na nossa gestão”

4

Política

Cida do Povo é escolhida pré-candidata a vice na chapa do professor Valdeci Coutinho em Jacaraú

5

Política

Cícero Lucena minimiza ação contra obra do Parque da Cidade e diz que laguna nem fica na área do empreendimento