Cabo eleitoral

Rômulo recepciona Fruet na noite de hoje em JP

O deputado federal eleito, Rômulo Gouveia (PSDB/PB), estará recepcionado, as 22h00 de hoje (20), no aeroporto Castro Pinto, o candidato da terceira via à presid

O deputado federal eleito, Rômulo Gouveia (PSDB/PB), estará recepcionado, as 22h00 de hoje (20), no aeroporto Castro Pinto, o candidato da terceira via à presidência da Câmara dos Deputados, Gustavo Fruet (PSDB/PR).

Saindo do aeroporto, Fruet vai passar a noite no Hotel Xênius, onde amanhã (21) será homenageado por Rômulo, principal cabo-eleitoral de sua campanha na Paraíba, em um café da manhã que promete reunir diversos tucanos do Estado.

Em entrevista, Fruet disse que o lançamento da sua candidatura à presidência da Câmara, algo impensado até dez dias atrás, provocou “uma revolução” em sua vida. Refeito do “susto” e animado, o candidato da chamada terceira via já trabalha com a perspectiva real de chegar ao segundo turno da disputa.

Uma das razões para esse otimismo é a possibilidade de viabilizar a unidade do PSDB com sua entrada no páreo eleitoral. Fruet faz as contas e afina a estratégia para um embate duro com seus concorrentes, que já estão em campanha há mais tempo. Mas acredita que poderá embolar o jogo e garantir sua ida ao embate final com Aldo Rebelo (PC do B-SP) ou Arlindo Chinaglia (PT-SP). "Se houver a possibilidade de se chegar a uma candidatura com 120 ou 130 votos, é segundo turno", calcula.

Para chegar a esse número, sua estratégia inicial tem dois pontos prioritários. O mais imediato é conseguir chegar o mais próximo possível da adesão total dos 66 deputados do seu partido antes da reunião de terça-feira dos tucanos, que caminha mesmo para definir o apoio formal ao seu nome. O segundo, e mais importante para definir o destino de sua candidatura, é trabalhar no convencimento dos novos deputados antenados ou eleitos com o discurso de renovação e contra o fisiologismo na Câmara.

Nesse caso, o novo candidato, que se projetou pelo rigor técnico que demonstrou como integrante da CPI dos Correios, terá de mostrar capacidade também como estrategista político, qualidade nunca testada em uma disputa dessa importância. Ele já trata de traçar possíveis alianças com setores da própria base do governo para um eventual segundo turno.

COMPARTILHE

Bombando em Política

1

Política

Assessor do Governo Lula diz esperar melhor relação com Câmara com Hugo Motta na presidência da Casa: “estamos esperançosos”

2

Política

Moraes rejeita recurso e mantém decisão que impediu Bolsonaro de ir aos EUA

3

Política

Após incômodo de Adriano Galdino com fala de João Azevêdo, Felipe Leitão revela diálogo e diz que “está tudo resolvido”

4

Política

Galego Souza revela que divergências com João Azevêdo foram superadas e mantém compromisso com base governista

5

Política

Grande Família: Prefeito de Conceição nomeia pai, mãe e esposa para secretarias do município