O presidente da Assembléia Legislativa do Estado, deputado Rômulo Gouveia (PSDB), garantiu nesta quinta-feira (25) ao deputado estadual Ruy Carneiro (PSDB) que, até a próxima quarta-feira (31), as Propostas de Emendas Constitucionais (PECs) Antinepotismo e do Voto Aberto serão encaminhadas para votação em plenário. “Espera que tudo transcorra da maneira civilizada e democrática como vem acontecendo nos debates da AL. Irei conduzir a votação concedendo a palavra a todos os parlamentares, de maneira igualitária”, ressaltou Rômulo.
Segundo explica Ruy Carneiro, é importante que os deputados compareçam à votação e que a sociedade civil como um todo cobre a participação e um posicionamento desses parlamentares. “Precisamos de 22 votos para a aprovação. E, caso não haja quórum, posso usar da prerrogativa, enquanto autor, de retirar os projetos da pauta. Esperamos que isso não aconteça e que nossos colegas se conscientizem da importância dos projetos”, afirmou o parlamentar.
Esta é a segunda vez que a PEC Antinepotismo é apresentada na Assembléia Legislativa. Ano passado, a proposta foi barrada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Este ano, a PEC conta com três co-autores e mais 10 subscritores, entre eles, o presidente da Assembléia. O projeto foi aprovado pela CCJ no início deste mês e aguarda parecer de uma comissão especial por se tratar de uma emenda à Constituição. “Espero que os colegas deputados se conscientizem sobre a importância de pôr fim ao nepotismo”, disse Ruy.
Com relação a PEC do Voto Aberto, o projeto se encontra parado há mais de um ano à espera de análise também pela comissão especial. “A população tem o direito de acompanhar o mandato dos deputados”, concluiu Ruy Carneiro.
Redação ClickPB
Rômulo garante que PEC antinepotismo será votada até quarta; Ruy Carne
Deputado quer aprovar ainda PEC do Voto Aberto
Política
Política
Política
Política
Política