Política

Renuncia ministro de Governo do Equador

None

O ministro equatoriano de Governo, Alfredo Castillo, renunciou ao cargo nesta quarta-feira e sua demissão foi aceita pelo presidente Alfredo Palacio, em meio a um levantamento indígena contra a possibilidade de assinatura de um Tratado de Livre Comércio (TLC) com os Estados Unidos, informaram à AFP fontes oficiais.

Os indígenas e camponeses do Equador protestam desde segunda-feira, ameaçando com uma explosão social se Quito assinar o Tratado com Washington.

“A persistência do governo em negociar o TLC pode derivar numa explosão social”, disse à AFP o presidente da Ecuarunari (organização dos nativos da serra), Humberto Cholango.

“Não queremos que se entregue o mercado do país às multinacionais”, acrescentou o líder indígena destacantdo que “é grande a mobilização” do movimento indígena, que também exige a expulsão da petroleira americana Oxy.

Segundo o governo, “o TLC é um processo que está sendo realizado e não pode obedecer à vontade de um só setor da sociedade”, manifestou o secretário de Comunicação, Enrique Proaño, anunciando que o governo aplicará a Constituição para manter a ordem pública.


AFP

COMPARTILHE

Bombando em Política

1

Política

Procurador-geral do Estado explica votação para lista sêxtupla da OAB-PB e diz que igualdade de gênero se dará no resultado

2

Política

“Decisão técnica”, diz procurador sobre veto de João Azevêdo a volta das fogueiras de São João na Paraíba

3

Política

Procurador explica pensões para ex-governadores da Paraíba; João Azevêdo não vai receber benefício

4

Política

São Pedro de Belém terá shows de Taty Girl, Raí Saia Rodada e outras atrações; cachês somam mais de R$ 700 mil

5

Política

Procurador confirma saída da PGE e vai disputar lista sêxtupla da OAB para vaga de desembargador no TJPB