Eleições

Relator vota contra candidatura de Chico Mendes em Cajazeiras e julgamento é adiado após pedido de vistas

Relator do caso, o juiz membro Bruno Teixeira, entendeu configuração de terceiro mandato consecutivo. Caso foi adiado e deve voltar à pauta na sexta-feira (6).

Após ter candidatura negada, Chico Mendes desiste da disputa em Cajazeiras e Pablo Leitão assume o posto

Justiça Eleitoral determina que blog mantenha fora do ar vídeo manipulado contra Chico Mendes sob risco de multa diária de R$ 10 mil

A Justiça Eleitoral começou a julgar, nesta quarta-feira (4), um recurso eleitoral contra a candidatura do deputado estadual Chico Mendes (PSB) à Prefeitura de Cajazeiras. A decisão está em 1×0, com voto do relator, contra a candidatura e o julgamento foi adiado para sexta-feira (6) após pedido de vistas do desembargador Oswaldo Trigueiro.

Como notado pelo ClickPB, o recurso eleitoral foi movido pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) e os partidos PT do B, Progressistas, MDB, PL, União Brasil, PSD, Avante, Solidariedade e a Federação PSDB-Cidadania. Nele, eles questionam um suposto terceiro mandato de prefeito por parte de Chico Mendes.

Como visto pelo ClickPB, Chico Mendes foi prefeito de São José de Piranhas entre 2017 e 2022, ano que foi eleito deputado estadual. No entanto, neste ano, ele decidiu concorrer ao cargo de prefeito de Cajazeiras, fato questionado pelo MPE e pelos partidos por configurar, em tese, um terceiro mandado subsequente para cargo Executivo, mesmo que em um município diferente de onde ele foi prefeito.

Na análise do caso, o relator juiz membro Bruno Teixeira de Paiva, reconheceu o recurso e entendeu que a situação configuraria um terceiro mandato no Executivo a Chico Mendes. Em seguida, o julgamento foi adiado após o desembargador Oswaldo Trigueiro pedir vistas ao processo para estudar o caso.

Leia também:

COMPARTILHE

Bombando em Política

1

Política

Em solenidade de posse, Vital do Rêgo se compromete a trazer o cidadão para o centro das decisões

2

Política

Lula fará novo procedimento para impedir novos sangramentos no cérebro, diz boletim

3

Política

Um dia após cirurgia na cabeça, Lula está ‘lúcido, orientado e passou a noite bem’, diz boletim médico

4

Política

Vital do Rêgo Filho tem posse prestigiada na presidência do TCU e recebe homenagens

5

Política

CCJ da Câmara aprova projeto que proíbe uso de celulares em sala de aula