O Partido dos Trabalhadores na Paraíba vai trabalhar para manter doze dos 30 cargos federais que existem na Paraíba neste segundo governo Lula. Além disso, o partido já decidiu que quer, ao menos, dois espaços em cargos de nível regional, como, por exemplo, os que foram ocupados por Álvaro Gaudêncio (PMDB) na Transpetro, Emília Correia Lima (PPS) no Ministério das Cidades ou Roberto Paulino (PMDB), na diretoria do BNB.
Reunida no final da tarde desta sexta, a Executiva estadual do Partido dos Trabalhadores decidiu deixar para amanhã, a partir das 14h, a construção da lista de sugestão de nomes que o partido pretende indicar para ocupar cargos federais na Paraíba. A Executiva se reuniu duas vezes neste feriado (8), uma pela manhã e outra pela tarde, mas a ausência do deputado federal Luiz Couto (PT) comprometeu a discussão sobre a construção dos cargos.
O partido tem até segunda-feira para encaminhar a lista para direção nacional. “Não se trata de correr atrás de cargos. Mas os partidos ajudam a eleger e por isso têm que ajudar a governar. Caso contrário, não se precisaria de instâncias partidárias num processo político”, declarou o secretário de organização do PT, Jackson Macedo.
Segundo ele, o PT foi orientado a cumprir três tarefas: fazer o levantamento dos cargos federais na Paraíba, fazer uma avaliação do desempenho dos petistas e aliados que ocuparam estes cargos e , por fim, fazer as indicações. “Cumprimos as duas primeiras etapas. Falta a última”, declarou Jackson.
Neste sábado, a partir das 14h, o partido volta a se reunir para definir os nomes. Pela manhã (8), a Executiva aprovou por unanimidade uma nota reconhecendo a importância da eleição no Sebrae-PB e a necessidade de se evitar a interferência política no processo de renovação da direção do órgão.
Em razão do horário, o partido suspendeu a reunião e volta a discutir a definição da lista dos nomes que pretendem ocupar cargos federais na Paraíba ainda hoje, a partir das 16h.
A tese de não-interferência na eleição do Sebrae foi defendida ontem pelo vice-presidente do PT paraibano, ex-vereador Júlio Rafael, e um dos cotados para assumir a superintendência do órgão. “ “, destaca a nota. Para os petistas, a instância adequada para tratar do processo de renovação na entidade é o Conselho Deliberativo, formado por vários órgãos da iniciativa pública e privada.
“O Conselho Deliberativo saberá sozinho realizar de forma transparente e democrática o processo de renovação do Sebrae”, completa a nota.
Redação Clickpb