O Partido dos Trabalhadores em João Pessoa já iniciou debate político sobre o destino do partido a partir do próximo ano. Ontem à noite, lideranças de diversas tendências petistas estiveram reunidas discutindo formas do partido voltar ao palco principal do cenário político da Capital. Entre as possibilidades, o projeto de candidatura própria a prefeito de João Pessoa.
´A maior parte defende isso´, revelou fonte que participou do encontro. Juntos, eles decidiram convocar os filiados do PT da Capital para discutirem o tema em reunião a ser realizada no dia 1 de dezembro. Criaram também uma comissão para tratar do assunto com o deputado federal Luiz Couto, que não pôde comparecer na reunião de ontem.
A idéia é avaliar quais a situação atual do PT e buscar caminhos de fortalecimento da legenda. Estiveram presentes na reunião de ontem o vice-presidente da legenda, Júlio Rafael, vereador Paiva, o ex-presidente do PT paraibano, Adalberto Fulgêncio, o ex-deputado Avenzoar Arruda, Jackson Macedo e outros.
Fulgêncio diz que reunião é efeito da pressão social
O ex-presidente do PT na Paraíba, Adalberto Fulgêncio (foto), considerou a reunião um avanço político da legenda, já que se predispõe a ouvir os filiados e a seguir uma tendência que se consolida com a reeleição de Lula. Tendência essa que pressionaria os partidos para se tornarem cada vez mais democráticos e com um espaço para aqueles que se sentem incomodados. “Acho que a política nacional está fechando um ciclo onde se faz necessário um debate mais profundo das instituições e este debate passa por um projeto político para 2008. Há companheiros que defendem que isto se dê com um candidato próprio ao Executivo municipal, porém mais que isso, precisamos discutir como será a nossa relação com o governo do Estado, prefeitura e com o próprio governo Federal”, disse.
Para Fulgêncio, o fortalecimento da legenda só pode se dar sob a batuta do deputado federal Luiz Couto (PT): “Luiz Couto é uma figura fundamental nesse processo, já que é o único deputado federal do partido no Estado e está em seu quarto mandato consecutivo. Vamos ouvi-lo para trazer a opinião de um homem respeitado e que está profundamente ligado a movimentos sociais”, defendeu.
Prefeitura de João Pessoa
Adalberto lembrou que a capital do Estado é muito importante e não pode ficar fora do debate. “Uma cidade com mais de 700 mil habitantes deve ajudar a elaborar este cenário político que será construído com a reforma política. Um candidato em 2008 e talvez em 2010 estarão na pauta de todas as correntes no dia primeiro de dezembro, quando discutiremos o fortalecimento da legenda de maneira democrática”, arrematou.
Luis Torres e Janildo Silva
ClickPB