O Partido dos Trabalhadores (PT) aprovou neste domingo, durante o 13º Encontro Nacional da legenda, uma emenda que pede ao Diretório Nacional apuração sobre as responsabilidades de petistas que cometeram desvios éticos e financeiros durante a campanha e o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
No entanto, a investigação apenas será discutida em dezembro, no 3º Congresso do PT, após as eleições. “A idéia não é responsabilizar individualmente os membros do partido, mas sim os motivos que levaram eles a agir assim. O partido sabe que errou, só que agora não é o momento de caça às bruxas”, afirmou o presidente do partido, Ricardo Berzoini.
Dois dos deputados que serão investigados, José Mentor e Professor Luizinho, afirmaram durante o evento que estão tranqüilos sobre sua situação. “Fui absolvido e não estou preocupado. O partido já está investigando”, afirmou Mentor. O deputado foi absolvido na semana retrasada pelo plenário da Câmara da acusação de ter recebido R$ 120 mil com o esquema do “mensalão”.
Já Luizinho disse não se sentir constrangido com a decisão do partido. “Foi provado que sou inocente. As provas é que valem. Estou tranqüilo com meu partido e minha consciência”, disse.
A emenda fará parte do documento final do encontro que ocorre na quadra do Sindicato dos Bancários e termina hoje. Segundo o texto “o PT reitera a condenação às práticas inaceitáveis de financiamento de campanha e promiscuidade na relação interpartidária que causaram enormes danos à imagem, ao patrimônio ético, ao ideário socialista e democrático do partido”.
De acordo com a emenda, tais atitudes “deram pretextos para tentativas de desestabilização do governo”. “O 13º Encontro considera que não se esgotou no interior do PT o processo de discussão sobre as origens da crise que vivemos em 2005 e de apuração de responsabilidades. Tampouco se encerrou na sociedade nossa luta por uma reforma política pelo financiamento público de campanha”, afirma a emenda.
A emenda determina ainda que o Diretório Nacional regulamente os prazos e procedimentos para “realizar o processo de apuração das responsabilidades relacionadas à crise pela qual o PT passou em 2005”.
Redação Terra
PT aprova investigação interna sobre “mensaleiros” só para dezembro
O Partido dos Trabalhadores (PT) aprovou neste domingo, durante o 13º Encontro Nacional da legenda, uma emenda que pede ao Diretório Nacional apuração sobre as
Política
Política
Política
Política
Política