Contra o coeficiente eleitoral

PSL pede posse de 316 candidatos, Enivaldo está na lista

O secretário nacional do PSL, o paraibano Ronaldo Medeiros, vai protocolar nesta quarta-feira (3) medida cautelar com pedido de liminar junto ao Tribunal Superi

O secretário nacional do PSL, o paraibano Ronaldo Medeiros, vai protocolar nesta quarta-feira (3) medida cautelar com pedido de liminar junto ao Tribunal Superior Eleitoral pedindo a posse de mais de 300 candidatos a deputado federal mais votados do País.

O partido é autor de requerimento encaminhado ao Ministério Público Federal sugerindo ação direta de inconstitucionalidade da legislação que define o coeficiente eleitoral nas disputas proporcionais. O PSL entende que a regra atual é contra o princípio da soberania e da vontade popular.

´O povo brasileiro vota no candidato e não é sobras. As regras do coeficiente eleitoral levam à morte a vontade popular´, destaca Ronaldo Medeiros. A proposta é garantir a diplomação e posse dos candidatos que tiveram mais votos dos que foram eleitos. Na Paraíba, seriam beneficiados, segundo Ronaldo, os deputados Enivaldo Ribeiro (PP) e Tião Gomes (PSL).

Tião teve 29 mil votos, duas vezes mais de que dois deputados eleitos, mas ficou de fora porque sua coligação não atingiu o coeficiente eleitoral de 50 mil votos necessários ´para fazer um deputado´. Em entrevista ao Clickpb, Tião admitiu estudos para reivindicar na Justiça o direito à posse.

Ronaldo Medeiros disse que já há precedentes no próprio TSE, que em 2000 garantiu posse de vereadores na Câmara Municipal de São Vicente, em São Paulo. 

Redação Clickpb

COMPARTILHE

Bombando em Política

1

Política

Em diálogo com ministro Wellington Dias, Pollyanna garante mais investimentos para o desenvolvimento humano da Paraíba

2

Política

“Município nenhum tem condição de sustentar uma política de oncologia sozinho”, diz secretário de Saúde da Paraíba

3

Política

Wilson Filho afirma que escolas da Paraíba estão preparadas para seguir lei que proíbe celulares e aguarda orientação do governo

4

Política

João Azevêdo revela que se sair para disputar Senado, Lucas Ribeiro será candidato ao Governo: “dará continuidade ao trabalho”

5

Política

João Azevêdo reúne base em almoço e soma presença de 146 prefeitos, 23 deputados estaduais e 5 federais