O PFL e o PSDB ajuizaram uma representação no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na representação, os dois partidos de oposição acusam o presidente de fazer campanha eleitoral antes do prazo legal.
Pela legislação, a campanha eleitoral só pode ser feita a partir de 6 de julho.
O PFL e PSDB pedem ao TSE que Lula seja punido com o pagamento do valor máximo da multa (50 mil Ufirs) estipulado pelo artigo 36 da Lei Eleitoral.
Na representação, os dois partidos alegam que o presidente vem se utilizando do cargo que ocupa e de recursos públicos para na sua campanha antecipada à reeleição.
Entre as denúncias relacionadas na representação está a visita que o presidente fez ao Sergipe, quando tirou uma fotografia segurando uma camisa do time do Itabaiana com o número 13: número do PT.
O TSE informou que o relator da representação será o ministro Caputo Bastos.
Na semana passada, o TSE negou a liminar requerida pelo PSDB e PFL para suspender propaganda da Caixa Econômica Federal. No entender dos dois partidos, a propaganda apresentava características de propaganda eleitoral ao enaltecer as qualidades do presidente Lula com a finalidade de obter o apoio do eleitor.
Fonte: Folha Online