Política

Projeto Acauã da Serra será encerrado no dia 14 apresentando danças da

None

O Projeto Acauã da Serra, que teve financiamento do Fundo de Incentivo à Cultura Augusto dos Anjos – FIC, vai realizar uma apresentação especial com a participação de escolas e comunidades beneficiadas com o projeto, onde serão mostrados números de Cavalhada de Argolinhas, Bumba-Meu-Boi, Ala ursa e outras manifestações populares. O evento acontece no próximo dia 14 de abril, das 14h30 às 18h30, no Teatro Municipal Severino Cabral, em Campina Grande.

Ao longo de todas suas etapas, o projeto teve primordialmente o propósito de proporcionar aos estudantes de cinco escolas estaduais de Campina Grande e a outros estudantes selecionados na comunidade, a oportunidade de participar de oficinas e espetáculos de danças folclóricas, estimulando-os à formação de grupos de danças, bem como despertar o interesse pela valorização e preservação de nossas tradições culturais na comunidade.

O projeto atendeu a mais de 1.000 estudantes distribuídos em dois grupos de 200 alunos por dia, distribuídos em grupos de 100 alunos pela manhã e 100 alunos à tarde. Com isso, difundiu as danças folclóricas no seio da comunidade em que vivem, considerando a inexistência de movimento cultural desse porte nas áreas de abrangências dessas escolas e o potencial existente nessas comunidades em Campina Grande.

A abertura, com lançamento e apresentação do Projeto Acauã da Serra, aconteceu em 08 de dezembro de 2005, contando com a exposição de todo material a ser utilizado no Projeto patrocinado pelo FIC, enaltecendo o seu significado e o alcance social e cultural das ações empreendidas pelo Governo do Estado, acrescentando-se ainda painéis com troféus e histórico do Grupo Acauã da Serra e suas premiações e participações locais, regionais, nacionais e internacionais na promoção da nossa cultura, inclusive a honraria concedida pela Assembléia Legislativa da Paraíba – Medalha Augusto dos Anjos.

Na ocasião estavam presentes integrantes das Escolas Estaduais participantes, tais como Diretores, Professores de Educação Física e Artes, Coordenadores de Educação Física e alunos, bem como autoridades e alunos de cursos de violão e flauta do Grupo Acauã da Serra, e pessoas da comunidade, sendo oferecido em seguida um coquetel a todos os presentes.

A partir de 04 de janeiro de 2006, iniciaram-se as atividades preparatórias de levantamento histórico e de resgate das Cavalhadas de Argolinhas junto às comunidades do Alto Branco, Verdejante, Santa Rosa e setores da Zona Rural tais como Cuités e Sítio Capim Grande, acompanhando-se também com registros documentais as práticas do exercício das Cavalhadas de Argolinhas em Campina Grande até o período carnavalesco, executando-se ainda em janeiro e fevereiro oficinas das Baterias do Bumba Meu Boi, Ala-ursa e Caboclinho.

Durante o período carnavalesco nos dias 26, 27 e 28 de fevereiro, o Projeto continuou suas atividades de resgate cultural, desta feita efetivando o registro e acompanhamento e incentivo às troças carnavalescas, a exemplo do Bumba Meu Boi, Ala-ursa e Caboclinho, ao lado das associações carnavalescas, a partir da Sede do Projeto Acauã da Serra e das Sedes dessas agremiações, até as ruas e avenidas palco de suas apresentações e manifestações culturais junto à comunidade.

Paralelamente a essas atividades, nos meses de fevereiro e março, com o retorno das aulas nas Escolas Estaduais, desenvolveram-se de forma alternada atividades de oficinas de danças folclóricas nas Escolas, das 3ª feiras até o sábado pela manhã e tarde semanalmente, com atividades envolvendo deslocamentos a Sede do Grupo Acauã da Serra e ao Teatro Municipal Severino Cabral, com programação de ensaio geral coreográfico no dia 04 de abril de 2006, enquanto que nas Escolas Estaduais e na Sede do Grupo as atividades continuam até o dia 08 de abril do corrente.

“Nos dias 10 a 13 de abril de 2006, se efetiva apresentações coreográficas com cada Grupo de Dança de cada Escola Estadual com deslocamento para a sala do Grupo Acauã da Serra. No dia 14 de abril de 2006, ocorre o encerramento do projeto com apresentações das Escolas e das comunidades participantes, com Bumba-meu-boi, Ala-ursa e Caboclinho, complementando todo o ciclo de integração e resgate das manifestações culturais levadas a efeito pelo Projeto Acauã da Serra”, explica o coordenador do projeto, Agnaldo Barbosa dos Santos.

PROGRAMAÇÃO DE ENCERRAMENTO – DIA 14/04/06

ABERTURA: Bumba-Meu-Boi

1 – Xote do Acauã – Grupo “Acauã da Serra”

2 – Baião – Nenzinha Cunha Lima

3 – Xote Batido – Virginiu da Gama e Melo com a Escola Estadual da Prata

4 – Araruna – Escola Estadual da Prata

5 – Caninha Verde – Escola Estadual da Palmeira

6 – Quadrilha de Encerramento – Todos as escolas envolvidas

Fonte: Secom PB

COMPARTILHE

Bombando em Política

1

Política

Pesquisa: prefeito de capital do Nordeste tem 75% das intenções de voto e pode ser reeleito em primeiro turno; saiba quem é

2

Política

Lula rebate pergunta sobre cansaço e manda perguntarem a Janja: “tesão de 20 anos”

3

Política

Perita Amanda CSI é cotada para ser vice na chapa de Ruy Carneiro à Prefeitura de João Pessoa

4

Política

Governo recorre de decisão que liberou academias a cobrar por entrada de personal trainers, na Paraíba

5

Política

Cartaxo não crava Amanda Rodrigues como vice, mas diz que negociação está “avançada”