O procurador da prefeitura de João Pessoa, Gilberto Carneiro, confirmou na noite desta segunda-feira, 27, que o prefeito da capital Ricardo Coutinho (PSB) encomendou estudos para a elaboração de um projeto de lei anti-nepotismo no Executivo municipal. Segundo Gilberto, o projeto ainda está em fase de estudos, não podendo ser enviado imediatamente a Câmara. “Realmente o prefeito demonstrou esta intenção, mas deixo claro que o conceito de nepotismo vai além da relação de consangüinidade, no caso da administração pública precisamos verificar se existe o favorecimento de pessoas pela proximidade com o gestor. Fato que seguramente não acontece na prefeitura”, revelou.
A medida de Ricardo reflete uma tendência que vem se consolidando em diversas esferas do poder público, como é o caso do governo do Estado, que também está encaminhando para o Legislativo (Assembléia Legislativa) um projeto da mesma natureza.
A determinação de Ricardo atende ao requerimento da vereadora Nadja Palitot (PSB), que solicitou ao prefeito que fosse encaminhada a Casa de Napoleão Laureano uma mensagem que extinguisse a nomeação de parentes no Executivo. “Espero que o prefeito atenda ao pedido da vice-presidente do diretório estadual do seu partido”, disse Nadja em entrevista ao portal ClickPB.
A confirmação dos estudos vai de encontro a uma entrevista concedida pelo prefeito da capital, na qual Ricardo afirmou não existir necessidade de tal mensagem, já que segundo ele, não existiria nepotismo na prefeitura de João Pessoa.
Janildo Silva
ClickPB