O presidente do PT na Paraíba, Jackson Macêdo, não acredita na candidatura do deputado Luciano Cartaxo à Prefeitura de João Pessoa. “O jogo ainda não começou. O jogo é a prévia, e o grande problema é que ele não quer jogar”, declarou em entrevista ao programa Arapuan Verdade desta segunda-feira (4). Como acompanhou o ClickPB, ele deixou claro que aposta no nome da deputada Cida Ramos para disputar a eleição.
Jackson Macedo avaliou que a direção municipal está agindo bem e ressaltou que, nesta terça-feira (5), deve ser marcada a prévia. A data provável é 7 de abril. “Lá será o jogo definitivo e quem vencer será o candidato do PT. A minha posição é escolher o candidato e colocar o bloco na rua. Amanhã é a reunião do diretório que vai definir a data dessa prévia para escolhermos o nosso candidato”, afirmou.
Nessa disputa, ele apontou que há dois filiados, Cida Ramos, deputada estadual, e o ex-prefeito Luciano Cartaxo, também deputado estadual. “Eu acho que Cida é o melhor nome pelo seu legado, pela luta progressista na Paraíba. Eu tenho conversado com muita gente no PT e todos têm dito que, se é pra ter candidato, o melhor nome seria o de Cida Ramos”.
Macedo ressaltou que a nacional decide a tática eleitoral e não o ator. Assim, quem vai decidir será a prévia. “A nacional não define candidatura própria. Nunca fez. Quando tem dois nomes, tem que ter a prévia. O ator não pode mudar, o que pode mudar é a tática. Essa tática pode ser alterada com a ampliação de uma aliança com Cícero”, acrescentou.
Conforme o presidente do PT, se incorporar a base de João Azevêdo, facilita as coisas, caso hoje Cida Ramos tenha maioria nas prévias. “Isso facilitaria o entendimento com o PSB e com Cícero aqui em João Pessoa? Não faz sentido uma deputada estadual estar no campo da oposição a esse governo. Isso é positivo para nós”.
Sobre a possibilidade de apoiar o nome de Cartaxo e não levar, ele disse que não pode fazer essa avaliação. “Isso fica para o futuro. A gente não sabe o que vai acontecer. Se ele for escolhido na prévia, e eu acredito que não será escolhido, ele vai ser o candidato do PT. Se ele for escolhido, será meu candidato, o candidato do PT e o candidato que o PT vai fazer a campanha. Em nenhuma entrevista ele admite que vota em Cida, mesmo ela ganhando a prévia”, comentou.
Jackson Macedo disse saber das virtudes do deputado Luciano Cartaxo e também dos problemas dele. “Não há dúvida, quem analisa a política da Paraíba sabe quem tem mais identidade com o PT, com a esquerda, com Lula, com o campo progressista. Isso é um fato. Não estou desmerecendo ninguém. Estou falando num fato político que o PT leva em consideração para as prévias que vão acontecer em abril”.
Ele também afirmou estranhar o fato de Luciano Cartaxo querer a esposa Maísa Cartaxo, como vereadora. “Acho estranho ele ser candidato a prefeito e ela a vereadora. Agora, ela sendo candidata a vereadora e Cida a prefeita, não vejo problema”, pontuou.
Jackson Macedo também comentou sobre a vice na chapa do PT. “Nós estamos correndo o risco de não ter partido para indicar o vice. Nós temos que ter estratégias para começar a construir lideranças internas que topem assumir essa missão”. Na próxima quinta-feira (7), haverá reunião com a direção nacional para discutir calendário.
Macedo reforçou ainda que o PT é debate, é discussão e é democrático. “A tese de que Cida escolhida seja um caminho para levar o PT para aliança com Cícero não faz parte do movimento”, declarou.