Diário

Prefeitura de Montadas renova decreto de estado de calamidade pública por causa da seca por 180 dias

O decreto traz, ainda, a autorização para convocação de voluntários para reforçar as ações de resposta ao desastre e realização de campanhas de arrecadação de recursos.

Prefeitura de Montadas renova decreto de estado de calamidade pública por causa da seca por 180 dias

O município de Montadas fica no Agreste da Paraíba — Foto:Reprodução

O prefeito de Montadas, Agreste do estado, Jonas de Souza, renovou o decreto de estado de calamidade público no município por mais 180 dias. Conforme apurou o ClickPB, a justificativa do gestor é que a seca que assola a localidade ainda vem causando danos à subsistência e a saúde da população.

O decreto prevê que a administração municipal fica dispensada de realizar licitações para aquisições dos bens necessários ao atendimento da situação de emergência ou do estado de calamidade pública e para as parcelas de obras e serviços que possam ser concluídas no prazo máximo de um ano, contado da data de ocorrência da emergência ou da calamidade, vedada a recontratação de empresas e a prorrogação dos contratos.

O decreto traz, ainda,  a autorização para convocação de voluntários para reforçar as ações de resposta ao desastre e realização de campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade, com o objetivo de facilitar as ações de assistência à população afetada pelo desastre.

A decisão administrativa também autoriza as autoridades e os agentes de defesa civil, diretamente responsáveis pelas ações de resposta aos desastres, em caso de risco iminente, a: penetrar nas casas, para prestar socorro ou para determinar a pronta evacuação; usar de propriedade particular, no caso de iminente perigo público, assegurada ao proprietário indenização ulterior, se houver dano.

COMPARTILHE

Bombando em Política

1

Política

Datafolha: João Campos mantém liderança com 74% dos votos para a Prefeitura do Recife

2

Política

Candidatos já gastaram mais de R$ 1,7 milhão na disputa pela Prefeitura de João Pessoa; veja detalhes

3

Política

Justiça Eleitoral determina que Nunes exclua vídeo em que chama Boulos de “invasor” e “bandidinho”

4

Política

TCE responsabiliza prefeito de Cacimba de Areia em débito de R$ 168 mil por não comprovar entrega de medicamentos à população

5

Política

Nunes Marques diz que suspensão do X é ‘sensível’ e fala em decisão final pelo plenário do STF