O prefeito do município de São Mamede, Umberto Jefferson, conhecido como Doutor Jefferson, permanece afastado do cargo mesmo após ter conseguido a liberação da prisão, conforme apurou o ClickPB. O Ministro João Batista Moreira, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), determinou a soltura dele no sábado (26). O gestor municipal foi preso no dia 15 de agosto durante Operação “Festa no Terreiro 2”, da Polícia Federal.
Agora, os advogados querem devolver o mandato a Doutor Jefferson Alexandre Nunes Costa por considerar que ele foi eleito democraticamente “pela vontade do povo” e, por isso, deve retomar o posto de prefeito.
- Justiça manda soltar prefeito de São Mamede preso pela Polícia Federal
- STJ deve julgar pedido de soltura do prefeito de São Mamede acusado de corrupção e desvio de recursos públicos
Em entrevista ao ClickPB, o advogado Alexandre Nunes Costa explicou que a defesa do prefeito já está preparando a ação que pedirá o retorno de Doutor Jefferson ao cargo.
“Tivemos uma reunião ontem [segunda-feira] e estamos decidindo se vamos entrar com o pedido no Tribunal de Justiça ou no Superior Tribunal de Justiça, mas com certeza vamos entrar com o pedido cabível para que o mandato dele seja devolvido”, enfatizou.
Segundo Alexandre Nunes, não há um prazo específico para que a ação seja impetrada e, portanto, não há como prever quando a decisão da Justiça será proclamada. Mas, a expectativa é que seja o mais rápido possível, de acordo com o jurista.
Saiba mais
- Polícia Federal e Gaeco cumprem mandados de prisão e de buscas contra esquema de fraudes em licitações
- Prefeito de São Mamede é preso durante operação da Polícia Federal e Gaeco
- Investigação aponta que prefeito de São Mamede usaria código “Festa no Terreiro” para se referir a licitações fajutas
- Superior Tribunal de Justiça nega habeas corpus a ex-procurador da Câmara de São Mamede, preso em operação da PF