Mais um grupo de policiais militares concluiu nesta sexta-feira (24), no 6º Batalhão da PM, sediado em Cajazeiras, o Curso de Ações de Choque em Estabelecimentos Prisionais – Cacep, realizado naquela unidade militar e que contou com a participação de 35 alunos, entre eles duas policiais femininas (Cibelle e Flávia).
Segundo o comandante do 6º BPM, tenente-coronel Fernando Chaves, o objetivo do curso, que teve a duração de 40 horas-aula, é capacitar os policiais no enfrentamento e controle de crises em presídios e cadeias da região do Alto Sertão da Paraíba. Eles ainda receberam conhecimento específico de ações táticas nas intervenções em situações de rebeliões e instabilidades em estabelecimentos prisionais.
O curso foi ministrado por oficiais da própria unidade, como agentes multiplicadores, que já haviam assistido aulas teóricas e práticas no Centro de Ensino da PM na Capital. Foram instrutores os tenentes Sousa, Segundo e o aspirante Bitencourt.
Durante o curso, foram abordados aspectos teóricos e práticos referente ao uso de armamento e equipamento, armas químicas, controle de distúrbios civis, controle de massa em situações de crise em estabelecimentos prisionais e ainda da simulação de uma rebelião em presídio quando foram avaliados os conhecimentos ministrados à turma.
O 6º Batalhão da Polícia Militar está localizado na cidade de Cajazeiras e é responsável pelo policiamento de vários municípios da Região do Sertão. Conta com Companhias em Sousa e Conceição, além de pelotões e destacamentos nas demais cidades. É responsável também pela segurança nas regiões de divisa com os Estados do Rio Grande do Norte, Pernambuco e Ceará.
Fonte: Secom PB
Policias recebem instruções para enfrentamento de crises em presídios
None
Política
Política
Política
Política
Política