As polícias Civil e Militar estão realizando uma operação especial na tarde dessa quarta-feira (03) em vários bairros da capital. A ação é coordenada pela Secretaria de Segurança e tem como objetivo coibir o trânsito de pessoas armadas, tráfico de drogas e evitar ocorrência de assaltos em áreas de maior fragilidade da cidade. Cerca de 150 homens estão participando da ação, em equipes integrando militares e civis.
O efetivo total está dividido em duas turmas. Uma delas atua na área coberta pelo 5º Batalhão, que compreende o litoral sul e a zona oeste da cidade. Segundo o tenente coronel Marcos Marcone, comandante do batalhão, os policiais estão realizando buscas em veículos particulares, ônibus e motos, além de fazerem abordagens em pedestres.
O superintendente da 1ª Região da Civil, Manoel Neto Magalhães, disse que foram designadas duas equipes com um delegado e 12 agentes cada. Uma acompanha os policiais do 1º BPM e a outra atua na área do 5º. Segundo Magalhães, o objetivo da presença da Polícia Civil na ação, além de reforçar o efetivo durante a abordagem, é agilizar os procedimentos legais para eventuais casos de flagrante.
O secretário de Segurança, Airton Ferraz, disse que essa é a primeira de uma série de ações especiais que estarão sendo executadas nesse mês de janeiro na região metropolitana da capital. Ele lembrou que o policiamento rotineiro continua sem sofrer qualquer alteração e que os homens que estão sendo empregado nessa ação formam um efetivo extra. “Estamos reforçando a ação de polícia em diversos pontos da cidade, objetivando a tranqüilidade dos pessoenses”, comentou.