Política

PMDB adia anúncio do nome de candidato à Câmara

Após reunião da bancada dos deputados federais, o PMDB afirmou nesta quarta-feira que continuará na briga para ter a presidência da casa

Após reunião da bancada dos deputados federais, o PMDB afirmou nesta quarta-feira que continuará na briga para ter a presidência da casa. O anúncio do nome do candidato, no entanto, foi adiada para a próxima terça-feira, às 20h, quando os deputados eleitos também estarão presentes. 

A posição de que o partido tem a maior bancada e por isso tem o direito a vaga continua prevalecendo. A questão agora é decidir quem sai como candidato, Eunício de Oliveria (CE) ou Geddel Vieira Lima (BA).

Ambos dizem que só lançam seus nomes oficialmente caso haja um consenso. "É unanimidade que o candidato escolhido tem que unificar a base, fora daí seria apenas uma aventura pessoal", disse Geddel.

Apesar de os pré-candidatos negaram um possível atrito com o PT, que lançou oficialmente ontem o nome de Arlindo Chinaglia (SP) para o cargo, Eunício disse que um confronte é natural e que o PMDB não deve ceder para os petistas.

"O natural é que não sejam tomadas decisões preciptadas. Queremos um consenso, mas se não for possível obviamente teremos uma disputa", disse. Além do pemedebista e de Chinaglia, o atual presidente, Aldo Rebelo (PCdoB-SP) também é pré-candidato a vaga pela base aliada.

Aldo tem a preferência do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que já vem fazendo constantes apelos para que se chegue a um consenso. O temor é que o erro repetido na eleição de Severino Cavalcanti não volte a se repetir.

O nome pemedebista será decidido no voto, no dia dos 40 anos do partido. Deputados eleitos também terão direito a voto. 

Redação Terra

COMPARTILHE

Bombando em Política

1

Política

Luciano Cartaxo atribui derrota a demora para definir candidatura, mas diz que não tem mágoas e fala sobre Queiroga, Ricardo e Trump

2

Política

Escala 6×1: advogada paraibana diz que redução da jornada de trabalho impacta pequenas empresas, mas é tendência ligada à saúde

3

Política

PSD retira candidatura de Antonio Brito à presidência da Câmara e anuncia apoio ao paraibano Hugo Motta

4

Política

Justiça mantém multas que somam R$ 30 mil a vereador eleito e candidata por realizar propaganda eleitoral negativa, em Pocinhos

5

Política

PEC 6×1 ainda não foi discutida no núcleo do governo, diz ministro