pedido

PGR recebe pedido de punição a Bolsonaro, Marcelo Queiroga e ex-ministros por ações durante a pandemia

Segundo a PGR, “há indícios de causalidade entre o discurso negacionista de Bolsonaro e a baixa adesão a medidas sanitárias preventivas entre seus apoiadores".

pgr, punição, queiroga

Marcelo Queiroga e Jair Bolsonaro. (Foto: Alan Santos/PR)

O CNDH (Conselho Nacional de Direitos Humanos) apresentou nesta quinta-feira (24) uma representação criminal à PGR (Procuradoria-Geral da República) em que pede a responsabilização penal do ex-presidente Jair Bolsonaro e dos ex-ministros Marcelo Queiroga e Eduardo Pazuello, que ocuparam a pasta da Saúde; e Walter Braga Netto, ex-ministro chefe da Casa Civil. As acusações incluem crimes de infração de medida sanitária preventiva, epidemia, charlatanismo e incitação ao crime durante a pandemia da Covid-19.

A RECORD procurou as defesas dos citados e aguarda a resposta. O espaço segue aberto para manifestações.

O órgão afirma que “há indícios de causalidade entre o discurso negacionista de Bolsonaro e a baixa adesão a medidas sanitárias preventivas entre seus apoiadores, comprovando a capacidade de dano decorrente da influência que discursos do então Presidente”.

O pedido de responsabilização criminal é baseado em ações e omissões que teriam contribuído para a crise de saúde pública gerada pela pandemia no Brasil.

Entre o início da pandemia e o dia 26 de abril de 2023, o país registrou 701.494 mortes por Covid-19. Até o final do período pandêmico, o Brasil foi o segundo país com o maior número de óbitos pela doença, representando 10% das notificações globais de falecimentos. Isso quer dizer que a cada dez mortes registradas no mundo em decorrência da Covid-19, uma ocorreu no Brasil.

Por R7 Brasília

COMPARTILHE

Bombando em Política

1

Política

Em Campina Grande, Bruno Cunha Lima diz que palanque está desarmado: “quem quiser somar, será bem-vindo”

2

Política

“João Pessoa não aceita acusações levianas”, comemora João Azevêdo após vitória de Cícero na Capital

3

Política

Após derrota no 2º turno, Marcelo Queiroga diz que democracia mostrou sua força e agradece pelos votos recebidos

4

Política

Cícero Lucena comemora reeleição, dedica vitória a Lauremília e dispara: “covardia não vale a pena. Tá aí, a surra de voto”

5

Política

Ricardo Nunes derrota Boulos e é reeleito prefeito de São Paulo