A Polícia Federal descartou nesta quinta-feira uma acareação entre o ex-ministro Antonio Palocci (Fazenda) e o ex-presidente da Caixa Econômica Federal Jorge Mattoso para tentar esclarecer quem foi o mandante da violação do sigilo bancário do caseiro Francenildo Costa. Os senadores da CPI dos Bingos também descartam a hipótese de convocar os dois para uma acareação, como foi sugerido ontem por alguns parlamentares.
A PF informou por meio de sua assessoria que não há interesse em fazer uma acareação entre os dois, pois ambos deram versões muito parecidas sobre a violação. No entanto, a PF ainda avalia a possibilidade de voltar a ouvir os dois novamente em separado.
Segundo a PF, as versões de Mattoso e Palocci não são exatas, mas são complementares. A PF avalia que a acareação não servirá para explorar contradições relevantes nos depoimentos.
Mattoso disse à PF que entregou o extrato de Francenildo nas mãos de Palocci na noite do dia 16 de março. Ele não esclareceu de quem partiu a ordem para a violação. No dia 17, os dados da movimentação financeira do caseiro foram publicados pelo blog da revista “Época .
Palocci é suspeito de ter ordenado a quebra do sigilo para tentar desqualificar o caseiro. Em depoimento à CPI dos Bingos, Costa disse ter visto o então ministro da Fazenda numa casa em Brasília usada para encontros de lobistas e festas com prostitutas.
Senado
No Senado também não há muita motivação para convocar Palocci e Mattoso para uma acareção. O relator da CPI dos Bingos, Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN) disse que não vê motivo para essa medida. “Se não houve contradição dos depoimentos, não há razão para a acareação”.
O líder do PFL no Senado, Agripino Maia (RN), afirmou que a acareação poderia ser um “tiro no pé” da oposição. “Não queremos sangue na boca.”
Mas o senador Álvaro Dias (PSDB-PR) deve abrir um racha na oposição. Ele avisou que pretende protocolar um pedido de acareação entre Palocci e Mattoso. Mas sem o apoio do PFL, o requerimento de Dias terá poucas chances de ser aprovado.
Folha Online
PF e Senado descartam acareação entre Palocci e Mattoso
A Polícia Federal descartou nesta quinta-feira uma acareação entre o ex-ministro Antonio Palocci (Fazenda) e o ex-presidente da Caixa Econômica Federal Jorge Ma
Política
Política
Política
Política
Política