Política

PCdoB quer ministérios de Lula mesmo sem comandar Câmara

O presidente do PCdoB, Renato Rabelo, disse na tarde desta segunda-feira ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva que mesmo que Aldo Rebelo (PCdoB-SP) se reeleja

O presidente do PCdoB, Renato Rabelo, disse na tarde desta segunda-feira ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva que mesmo que Aldo Rebelo (PCdoB-SP) se reeleja para a presidência da Câmara dos Deputados, essa questão não pode influir no espaço que os comunistas terão no novo ministério de Lula. 

"Nós dissemos isso ao presidente: que a sucessão na Câmara não tem relação com ocupações de cargos no governo, até porque a escolha da presidência da Câmara depende do Congresso e não do presidente", revelou Rabelo. Ele se reuniu com Lula para formalizar o ingresso do partido na coalizão de governo.

Rabelo disse ainda que o ingresso do partido na coalizão representa o apoio integral do comunistas no Congresso com plataforma para desenvolvimento do País apresentada ao presidente. Porém, Rabelo esclareceu que, em temas que não estiverem ligados diretamente ao programa de coalizão, o PCdoB terá autonomia para divergir das posições do governo no Congresso.

"Os partido têm que ter liberdade em relação ao governo. Todos os temas que constarem no programa de coalizão terão o nosso comprometimento absoluto, mas haverá questões em que o partido terá uma posição própria". Segundo Rabelo, durante a reunião em nenhum momento Lula falou sobre a montagem do novo governo ou sobre a sucessão na Câmara. Porém, o líder comunista disse que o presidente tem preferência pessoal pela reeleição de Aldo.

Para Rebelo, a proximidade do PCdoB com Lula – de quem o partido é parceiro desde 1989 – deve determinar uma dimensão maior para a sigla do qeu ela tem no Congresso. "Nós somos um partido pequeno, dentro da coalizão, inclusive, mas nosso histórico de amizade e proximidade com o presidente nos garante espaço e diálogo privilegiado. "Na coalizão você tem partidos que atuam ao lado do presidente há muito mais tempo. Mas sabemos que o voto de todos serão iguais". 

Redação 
Terra

COMPARTILHE

Bombando em Política

1

Política

Rede hoteleira: João Pessoa tem 95% de ocupação de leitos no feriado

2

Política

Explosões em Brasília: PF vê indícios de ação individual, mas diz que há grupos extremistas ativos

3

Política

Tião Gomes assume presidência da Assembleia e diz que vai “continuar no mesmo caminho de Galdino”

4

Política

Ao assumir Governo, Adriano Galdino diz que oportunidade é um “teste” e deixa clara intenção de concorrer ao cargo

5

Política

Felipe Leitão revela acordo entre vereadores de Bayeux para compor mesa diretora da Câmara Municipal em 2025