Política

Paraíba terá quase 200 candidatos a deputado estadual este ano

Partidos se preparam para guerra das urnas

O número excessivo de candidatos a cargos eletivos não é uma novidade para os brasileiros. Na Paraíba não é diferente. Previsões apontam para um número necessariamente superior a 150 candidatos a vagas na Assembléia Legislativa. Nas eleições de 2002, foram quase 200 candidatos a deputado estadual. Número que facilmente pode ser batido em 2006.

O Partido Socialista Brasileiro (PSB), legenda do atual prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho, por exemplo, lidera o ranking dos candidatos. Com o surpreendente número de 35 pré-candidatos a uma vaga de deputado estadual, os socialistas se enchem de esperança pela avalanche de votos (215 mil) do prefeito eleito da capital.

Edvaldo Rosas, presidente municipal da legenda, destaca que serão provavelmente 12 candidatos a deputado federal. “Nossa convenção deve ser realizada de 25 a 30 de junho, daqui para lá estes números podem mudar”, ponderou o presidente.

Com números bem mais modestos, figura o PTB do deputado federal, Carlos Dunga. “Nossa legenda terá provavelmente 5 candidatos a deputado estadual e 3 federais, é claro que estes números podem se alterar porém não teremos um número grande de candidatos”, ressaltou Dunga.

Os candidatos a uma vaga para a Assembléia Legislativa devem estar com as mangas arregaçadas para disputar uma vaga voto a voto. Nas últimas eleições (2002), o candidato eleito com menos votos foi o deputado João Bosco Carneiro Júnior (PPS), com pouco mais de 9 mil e quinhentos votos. Na outra ponta da preferência popular estava o então deputado estadual, Ricardo Coutinho com quase 48 mil votos.

Convenções

Três partidos já confirmaram convenções para a mesma data. Os aliados do governador da Paraíba Cássio Cunha Lima (PSDB), entre eles o PFL e PTB, já reunirão seu convencionais no dia 17 deste mês. Situação que pode se repetir com os aliados do pré-candidato da oposição ao governo do Estado, o senador, José Maranhão (PMDB/PB). Apesar de esconder o jogo, o presidente da legenda no Estado, Haroldo Lucena, mantém uma resposta bastante próxima a de seus aliados socialistas que não definem data, mas acreditam no fim do mês de junho como o período mais apropriado.

Totalmente indefinido

Alguns partidos não conseguem nem mesmo se entender sobre os cargos que irão disputar; caso do Partido dos Trabalhadores. Para o ex-vereador Júlio Rafael, o PT na Paraíba deve ter candidatos ao governo do Estado e ao Senado. Visão contrária a do presidente da legenda que se reúne frequentemente com o PMDB, construindo uma aliança em que o tempo do partido na TV é a grande moeda de negociação. Em um ponto, pelo menos, os petistas se entendem. O número aproximado de candidatos a deputado estadual é de 16, já o total de candidatos a Câmara dos Deputados é 5.


Redação ClickPB

COMPARTILHE

Bombando em Política

1

Política

Em diálogo com ministro Wellington Dias, Pollyanna garante mais investimentos para o desenvolvimento humano da Paraíba

2

Política

“Município nenhum tem condição de sustentar uma política de oncologia sozinho”, diz secretário de Saúde da Paraíba

3

Política

Wilson Filho afirma que escolas da Paraíba estão preparadas para seguir lei que proíbe celulares e aguarda orientação do governo

4

Política

João Azevêdo revela que se sair para disputar Senado, Lucas Ribeiro será candidato ao Governo: “dará continuidade ao trabalho”

5

Política

João Azevêdo reúne base em almoço e soma presença de 146 prefeitos, 23 deputados estaduais e 5 federais