O fim de semana promete ser movimentado no cenário político no Estado da Paraíba. Três pré-candidatos à presidência da República visitam a Paraíba até domingo, o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), a senadora Heloísa Helena (P-SOL) e o senador e ex-ministro da Educação Cristovam Buarque (PDT).
Alckmin que peregrinar pelo Nordeste, com intuito de massificar seu nome na região onde menos é conhecido, chega a Campina Grande no sábado para aproveitar a folia da Micarande e só deixa o solo paraibano no domingo. Já a senadora Heloísa Helena, participa a partir das 9h de hoje, em João Pessoa, do I Congresso Regional de Medicina e Enfermagem, que acontece no Espaço Cultural. Enquanto o ex-ministro da Educação e senador Cristovam Buarque recebe Medalha Augusto dos Anjos, a partir das 16h, na Assembléia Legislativa, por sugestão de Walter Brito, e prestigia encontro da Juventude do PDT paraibano.
“Vamos aproveitar todo esse tempo para intensificar os contatos com líderes e eleitores”, declarou o secretário-geral do PSDB paraibano, deputado João Fernandes, que ontem esteve fechando a agenda do governador tucano. A idéia é ajudar o candidato tucano a criar identidade com a região. Não por menos, vão levá-lo para enfrentar o calor intenso do Sertão paraibano numa rápida visita a Patos.
A senadora Heloísa Helena não tem uma agenda política fechada, de acordo com o presidente do PSOL na Paraíba, David Lobão. Professora de Enfermagem em Alagoas, Heloísa Helena vai dar palestra sobre saúde pública no Congresso de Enfermagem e Medicina e, às 11h, concede entrevista coletiva no Espaço Cultural. Depois do almoço deve fazer uma visita a uma instituição de ensino na área médica. “Estamos programando um corpo-a-corpo com ela em breve, mas não será nessa ocasião”, declarou David Lobão, pré-candidato do partido ao governo do Estado.
Mesmo ciente das dificuldades de enfrentar uma campanha presidencial, David acredita na força da popularidade da senadora Heloísa Helena, famosa pela língua ferina. O problema é que, diferente de Geraldo Alckmin, a senadora alagoana, de forte sotaque nordestino, tem dificuldades de encarar o eixo Rio-São Paulo. “O problema que eles (os tucanos) têm aqui, nós (do PSOL) temos no Sul”, admitiu Lobão.
Já o ex-ministro Cristovam Buarque, que chega a João Pessoa às 14h desta sexta-feira, parece ter problemas maiores do que Alckmin e Heloísa. Primeiro porque a tese de candidatura própria a presidente compromete o projeto do PDT em alguns Estados, inclusive na Paraíba., onde o partido pretende apoiar a candidatura do governador Cássio Cunha Lima, do PSDB.
Mesmo assim, os pedetistas paraibanos não pretendem fazer cara feia para a presença do ex-ministro petista na Paraíba. Prepararam uma entrevista coletiva para ele na sede da Associação Paraibana de Imprensa, a partir das 15h30. E pretendem prestigiá-lo na solenidade de entrega da Medalha Augusto dos Anjos na Assembléia Legislativa.
da redação com Jornal da Paraíba
Paraíba recebe três pré-candidatos à presidência da República durante
Três pré-candidatos à presidência da República visitam a Paraíba até domingo
Política
Política
Política
Política
Política