Segurança

Paraíba adota monitoramento em tempo real nas eleições municipais de 2024

O objetivo da operação é garantir a ordem pública e a segurança durante o pleito, monitorando qualquer ocorrência de crimes eleitorais na Paraíba.

O monitoramento em tempo real visa não apenas coibir crimes eleitorais, mas também garantir a tranquilidade dos eleitores e dos candidatos

O monitoramento em tempo real visa não apenas coibir crimes eleitorais, mas também garantir a tranquilidade dos eleitores e dos candidatos

O primeiro turno das eleições municipais de 2024 mobiliza, neste domingo (6), um forte esquema de segurança coordenado pela Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social da Paraíba (Sesds), em apoio à Justiça Eleitoral.

Pela primeira vez, as atividades eleitorais são monitoradas em tempo real, através dos três Centros Integrados de Comando e Controle (CICC), localizados em João Pessoa, Campina Grande e Patos, buscando garantir uma votação tranquila e segura nos 223 municípios.

O objetivo da operação é garantir a ordem pública e a segurança durante o pleito, monitorando qualquer ocorrência de crimes eleitorais, ameaças ou outros incidentes que possam comprometer a integridade das eleições. Em uma operação conjunta, forças de segurança como a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Exército estão alinhadas para atuar de forma rápida e eficaz no combate a possíveis irregularidades.

A integração entre as forças de segurança da Paraíba e as autoridades federais se destaca como uma inovação importante. Pela primeira vez, os três CICC estão interligados ao Centro Integrado de Comando e Controle Nacional (CICCN), em Brasília (DF), que coordena a operação nacionalmente.

Os CICCs da Paraíba foram equipados para monitorar as principais áreas eleitorais do estado, assegurando a rápida resposta a qualquer incidente. Com o apoio da tecnologia, as equipes podem visualizar imagens em tempo real, além do acompanhamento contínuo das equipes, permitindo que eventuais problemas sejam resolvidos prontamente.

O monitoramento em tempo real visa não apenas coibir crimes eleitorais, mas também garantir a tranquilidade dos eleitores e dos candidatos. “Nossa missão é assegurar que todos os cidadãos possam exercer seu direito ao voto com total segurança”, afirmou o coronel PM Júlio César de Oliveira, coordenador do CICC da Paraíba.

COMPARTILHE

Bombando em Política

1

Política

Ruy Carneiro vota em João Pessoa e assegura que vai unir a cidade a seu favor no segundo turno

2

Política

Luciano Cartaxo vota no Bairro dos Estados e assegura que amanhã já começa a campanha para o segundo turno

3

Política

Pesquisa Quaest/Globo projeta liderança de Cícero com 55%, Ruy com 17%, Queiroga 16% e Cartaxo com 12%

4

Política

Ministro Alexandre de Moraes intima Marçal a prestar depoimento em até 24 horas por uso do X

5

Política

Eleição em SP: Boulos tem 27%; Nunes e Marçal, 24% cada, diz Datafolha