Política

Para Lula, Alckmin é mais ‘perigoso’ do que Serra

Ao analisar com assessores a escolha feita pelo PSDB nesta terça-feira Lula disse claramente que preferia ter como adversário o prefeito José Serra

Ao analisar com assessores a escolha feita pelo PSDB nesta terça-feira Lula disse claramente que preferia ter como adversário o prefeito José Serra. Para o presidente, o governador Geraldo Alckmin é um oponente “mais perigoso”.

Lula considera que Serra, batido por ele nas eleições presidenciais de 2002, se encaixaria melhor na estratégia de campanha que idealizou, baseada na comparação de sua gestão com a de Fernando Henrique Cardoso.

Pesquisas de opinião feitas por encomenda do Planalto informam que FHC tem hoje um alto grau de rejeição junto ao eleitorado. Lula está, de resto, convencido de que seu governo exibe indicadores sociais e econômicos mais vistosos que os do antecessor. Daí a intenção de jogar com a comparação.

Seria mais fácil grudar a imagem de FHC em Serra do que em Alckmin, avalia Lula. Serra foi ministro do governo anterior. Geriu as pastas do Planejamento e da Saúde. Alckmin, ao contrário, está mais vinculado à imagem do ex-governador Mario Covas, morto há cinco anos.

Recordou-se a Lula que Serra era crítico da política econômica ditada à época pela equipe de Pedro Malan, o Antonio Palocci de FHC. E o presidente: O povo não tem noção dessas coisas.

Divergindo de alguns de seus auxiliares, Lula não atribui grande importância ao fato de Alckmin estar em terceiro lugar nas sondagens eleitorais, atrás dele e de Serra. Recomendou cautela. Avalia que o governador, menos conhecido, tem potencial de crescimento. Torce para que demore a crescer.

Lula lembrou também que, a julgar pelas pesquisas, a administração de Alckmin é bem avaliada pela população de São Paulo. O governador ostenta índices de aprovação superiores a 60%. O PT começou a preparar um levantamento sobre os principais calcanhares da gestão Alckmin.

Lula classifica Alckmin como um candidato “imprevisível”. E, por isso mesmo, “mais perigoso”. Acha que a aura de “bom moço” que paira sobre o governador pode seduzir parte do eleitorado de classe média. Um eleitorado que o presidente se esforça para reconquistar. Em contra-partida, espera que a divisão partidária produzida pela disputa que travou com Serra o prejudique.

O presidente mostra-se algo ansioso para conhecer os números das próximas pesquisas de opinião. Foi informado de que a CNI deve divulgar uma nova rodada do Ibope nesta quarta-feira. Espera escalar mais alguns degraus na preferência do eleitorado. Receia que Alckmin também cresça. De antemão, recomenda à sua equipe que evite soltar fogos. Acha que a hora é de arregaçar as mangas. Eleição, diz Lula, não se ganha de véspera.

Blog do Josias

COMPARTILHE

Bombando em Política

1

Política

Procurador-geral do Estado explica votação para lista sêxtupla da OAB-PB e diz que igualdade de gênero se dará no resultado

2

Política

“Decisão técnica”, diz procurador sobre veto de João Azevêdo a volta das fogueiras de São João na Paraíba

3

Política

Procurador explica pensões para ex-governadores da Paraíba; João Azevêdo não vai receber benefício

4

Política

São Pedro de Belém terá shows de Taty Girl, Raí Saia Rodada e outras atrações; cachês somam mais de R$ 700 mil

5

Política

Procurador confirma saída da PGE e vai disputar lista sêxtupla da OAB para vaga de desembargador no TJPB