A sede do Instituto Nacional do Semi-Árido Celso Furtado (INSA) foi oficialmente instalada em Campina Grande nesta segunda-feira (17), com a presença do escritor Ariano Suassuna, que proferiu palestra em que abordou a importância da cultura e da criatividade do povo nordestino.
A solenidade também foi marcada pela bênção das instalações do INSA, localizado provisoriamente em todo o segundo andar do prédio da Associação Comercial de Campina Grande. A bênção foi procedida pelo bispo diocesano, dom Jaime Vieira Rocha, atendendo a um convite do presidente do instituto, Manelito Vilar Dantas.
De acordo com Ariano Suassuna, o INSA deve ser uma instituição que realmente favoreça o desenvolvimento do Semi-Árido nordestino. “É isto o que esperamos que aconteça, pois o novo instituto não deve ter o mesmo destino da Sudene”, comentou durante entrevista coletiva.
O autor de Auto da Compadecida e também da logomarca do instituto ora instalado destacou a presença do mandacaru e da cabra, dois importantes elementos do reinos vegetal e animal do nordeste, para representar a instituição.
Já o presidente do Instituto do Semi-Árido, Manelito Vilar, disse que o novo órgão está provisoriamente instalado na Associação Comercial, mas dentro de um ano, no máximo, ele será implantado definitivamente na zona rural de Campina Grande, mais precisamente na Fazenda Lucas, graças ao apoio e empenho do governo do Estado.
Segundo ele, o governador Cássio Cunha Lima teve um papel fundamental para que a cidade conquistasse a condições de sede do Instituto Nacional do Semi-Árido.
“Também é dele a iniciativa de levar e criar condições para que o órgão funcione numa fazenda, em região árida de nosso município, pois só assim haveremos de ter todas as condições físicas e espaciais adequadas para o desenvolvimento de nossas atividades”, garantiu.
Fonte: Banca de Jornalistas
Palestra de Ariano Suassuna marca instalação da sede Instituto Naciona
None
Política
Política
Política
Política
Política