O vereador pessoense, Severino Paiva (PT), disse nesta quarta-feira (28) que “uma distorção grave” está existindo no reajuste promovido pela prefeitura de João Pessoa na Taxa de Coleta de Resíduos (TCR). Paiva garantiu que “nas áreas mais carentes a TCR atingiu índices de aumento superiores a 700 %, enquanto que nos bairros onde reside a elite pessoense chegou a haver um decréscimo de 300 %”.
“A prefeitura está fazendo o papel de Robin Hood às avessas, afinal está tirando dos pobres para amortizar os impostos dos ricos”, disparou.
Exibindo uma tabela onde aparecem os nomes de ruas e bairros da capital, Paiva citou o caso do Bairro Castelo Branco, onde na Rua São Rafael, que em 2006 pagava 6,89 reais existiu um aumento de 704,79%, com valor final de 55,45 reais. Já no Aeroclube (área nobre da capital) uma das residências pagava em 2006 o valor de 394,58 reais, enquanto em 2007 recebeu um decréscimo de 397,01%, pagando o valor de 79,38 reais.
Questionado pelo vereador Zezinho do Botafogo (PSB) sobre a área construída dos imóveis, Paiva exibiu uma tabela, onde na Rua Bahia, localizada no Bairro dos Estados uma área de 134 m² teve um reajuste de 83,13 %, enquanto que na Rua Evany Viana Machado, localizada no Bairro Costa e Silva, o reajuste chegou a 207,93 %.
O outro lado…
Em defesa da prefeitura da capital, o líder da bancada governista, vereador Benilton Lucena (PT), disse que não existe distorção nenhuma. "O que existe é um debate em torno de um reajuste que foi aprovado pela Casa e estes valores só mostram o ótimo trabalho que vem sendo desenvolvido pela prefeitura que hoje cobra o que realmente deve ser pago por cada imóvel", justificou o petista.
Veja na nossa galeria de fotos as tabelas apresentadas por Paiva.
Janildo Silva
ClickPB