Política

Oposição vai à Justiça por CPI contra Alckmin

O obetivo do PT, com apoio do PMDB, PSB e PCdoB, é apurar denúncia de suposto favorecimento de aliados políticos de Alckmin

Representantes de quatro partidos de oposição ao governador paulista, Geraldo Alckmin (PSDB), ingressaram ontem com mandado de segurança no Tribunal de Justiça contra a presidência da Assembléia Legislativa, com o objetivo de forçá-la a instalar uma CPI para investigar a gestão tucana. O obetivo do PT, com apoio do PMDB, PSB e PCdoB, é apurar denúncia de suposto favorecimento de aliados políticos de Alckmin por meio de verbas de publicidade do banco estatal Nossa Caixa.

Ontem, o deputado petista Renato Simões (PT), acompanhado pelos colegas Mauro Menucci (PSB), Romeu Tuma Jr. (PMDB) e Ana Martins (PCdoB) foram recebidos pelo presidente do TJ-SP, Celso Limongi, que irá avaliar o caso.

Simões afirmou que há uma “blindagem” na Assembléia para barrar qualquer investigação sobre o governo tucano, informou o jornal O Estado de S. Paulo. O PT tentou, nessa semana, instalar a CPI mas teve a solicitação negada – uma vez que a oposição é minoria e não tem votos suficientes.

O líder do PT na Assembléia, Ênio Tatto, citou a autorização do Supremo Tribunal Federal para a instalação da CPI dos Bingos para defender que o TJ-SP faça o mesmo em relação a uma eventual comissão para investigar Alckmin.

“A constituição garante a minorias parlamentares requererem a abertura de uma comissão de inquérito”, disse. Alckmin nega todas as acusações e defende que a Nossa Caixa já realizou sindicância para investigar as supostas irregularidades, sem no entanto, segundo ele, constatar qualquer ilícito. O caso sem encontra sob investigação pelo Ministério Público.

Redação Terra

COMPARTILHE

Bombando em Política

1

Política

AGU orienta governo a não pagar R$ 4,2 bilhões em emendas de comissão

2

Política

Veneziano lista três nomes da oposição para disputar Governo da Paraíba em 2026: “esses têm condições”

3

Política

Léo Bezerra diz que Cícero Lucena e João Azevêdo devem se reunir para reordenar espaços do PSB na gestão

4

Política

Prefeitura de Nova Palmeira aumenta em 13 vezes os gastos com festas em dois anos e TCE cobra explicação

5

Política

João Azevêdo assina nota do Consórcio Nordeste defendendo decreto de Lula sobre uso da força policial