A bancada de oposição na Assembléia Legislativa da Paraíba decidiu, durante jantar na casa da deputada Francisca Mota (PMDB), na noite desta terça-feira (5), formar uma comissão para coordenar o G-16, o grupo dos 16 parlamentares que pretendem disputar cargos na mesa diretora do Legislativo estadual. Inclusive, o cargo de presidente.
Compõem a comissão dois deputados reeleitos, Rodrigo Soares (PT) e Gervásio Maia (PMDB), e dois novatos, Raniere Paulino (PMDB) e Guilherme Almeida. "É essa comissão que vao coordenar daqui pra frente as discussões com relação as estratégias do G-16 na disputa pela presidência da Assembléia e ainda na discussão sobre atuação do grupo a partir de 2007", declarou o deputado eleito Carlos Batinga, que falou com a imprensa após a reunião.
A definição do nome do possível candidato a presidente ficou para um momento posterior. "Vamos repetir essas reuniões como forma de unir ainda mais o grupo", declarou Batinga.
O encontro iniciou por volta das 21h reunião na casa da deputada Francisca Mota, em João Pessoa. Praticamente, todos os deputados eleitos e reeleitos da oposição, além do deputado federal eleito Vitalzinho do Refo Filho (PMDB), estão presentes. A idéia é discutir atuação do bloco a partir de 2007 e, “inevitavelmente”, definir posição da bancada na disputa pela presidência da Casa.
“Um dos critérios deve ser a experiência”, definiu o deputado Vital do Rego Filho, que mesmo se preparando para deixar a Assembléia rumo a Brasília, ao falar na indicação do nome pela bancada. “O mais importante no entanto que seja um nome que garanta a unidade da bancada”, completou Vitalzinho. Um dos cotados é o deputado reeleito Trócolli Júnior (PMDB). O nome dele já foi abertamente defendido por alguns colegas, a exemplo do deputado eleito Flaviano Quinto (PMDB).
Vital declarou que o nome pode vir do PMDB, majoritário na Assembléia, mas também de outras legendas oposicionistas, como o PT. O deputado Rodrigo Soares reiterou a intenção do grupo atuar unido e voltou a defender a importância do lançamento de candidatura própria.
A ausência do deputado eleito pelo PFL, Arnaldo Monteiro, não constrangeu os oposicionistas, que continuam contando com ele. “Ele ligou para o deputado Trócolli Júnior informando da impossibilidade, mas reafirmou o interesse de apoiarmos”, disse Vital.
Hoje, o deputado federal Efraim Filho (PFL) revelou que acordo fechado com a bancada do PFL e Arnaldo Monteiro revelou que o recém-eleito deputado irá ficar com a base aliado do governo exclusivamente no quesito eleição da mesa diretora.
Redação
ClickPB