Design, conforto e preço contam pontos na hora de escolher o carro. Mas ponha-se por um momento no lugar das crianças. Nem todos os modelos se dão bem com cadeirinhas. E alguns têm mais cuidados que outros ao acomodar os pequenos. Foi o que descobriu a artista plástica Caroline Mazza do Nascimento. Mãe de um bebê de 3 meses e de um garoto de 4 anos, ela vivia estressada com o carro novo. “O cinto não fixava bem as cadeirinhas. E havia plásticos cortantes e parafusos expostos”, diz Caroline, que se desfez dele com menos de 4000 quilômetros.
Para saber quais são os carros mais amigos das crianças, avaliamos 24 modelos com a ajuda de três especialistas. Optamos pelos mais vendidos, sem deixar de fora minivans tamanho família, como Picasso, Zafira e Scénic. O perito do Núcleo de Perícias Técnicas de São Paulo Márcio Montesani, especializado em segurança veicular, verificou cintos, vidros elétricos, travas e todos os equipamentos de segurança. A correta acomodação e fixação da cadeirinha ficou a cargo de Luciana O’Reilly, coordenadora da ONG Criança Segura. Já as superfícies perigosas do acabamento não escaparam aos olhos da
pediatra Renata Waksman, membro do Departamento de
Segurança da Criança e do Adolescente da Sociedade Brasileira de Pediatria.Ela também avaliou se os cintos do banco traseiro não ofereciam risco a crianças maiores.
A Zafira, a campeã, é uma mãe para crianças. Mas nem todos têm vocação para babá. Em alguns, os cintos de segurança traseiros não conseguem fixar, sem folgas, a cadeirinha. A instalação inadequada pode anular a função do assento num acidente. Quando bem colocado, o equipamento reduz em até 71% o risco de morte em crianças até 1 ano de idade, segundo dados do departamento de segurança no trânsito americano (NHTSA).
O QUE AVALIAMOS:
NOTAS DE 1 A 5
VIDROS: opção de antiesmagamento, trava e acesso.
TRAVA: tipo (fechadura ou alavanca manual) e acesso.
CINTOS: traseiros. Nota 5 para regulagem de altura e central de três pontos.
CADEIRINHA: acomodação e fixação correta nos bancos.
AIRBAG: os que eram de série e desligáveis tiraram nota máxima.
SUPERFÍCIES: acabamentos ásperos, cortantes, e dificuldade de acionamento do freio de mão.
1º LUGAR CHEVROLET ZAFIRA – 4,2
O maior amigo dos perquenos
Avaliamos 24 carros para saber quais são os mais cuidadosos com as crianças - por Maria Paolo de Salvo
Política
Política
Política
Política
Política