A vereadora Nadja Palitot (PSB) não vai desistir de brigar contra o que chama de ‘loteamento’ da praia para festa do Reveillon na orla da Capital. Ontem, Nadja confirmou que encaminhou ofício à prefeitura pedindo a imediata suspensão da locação das tendas que serão instaladas na praia sob pagamento à empresa Proarte, que recebeu aval da prefeitura para comercializar os espaços da praia.
A vereadora considera a venda de espaços um abuso e um desrespeito à população mais carente da cidade. “Está na Constituição Federal: a praia é uma área da Marinha brasiléia, considera de domínio do povo e com servidão para o povo. Não pode ser loteada para as elites em prejuízo para o povo”, declarou. Em contato com a gerência do patrimônio público da União na Paraíba, a vereadora disse ter recebido apoio à luta.
Segundo ela, a União vai rever autorização dada à prefeitura para realização da festa. “Fui informada de que nestes casos a União cobra apenas que o poder público pague a publicação de um edital registrando a autorização para o evento, mas claro sem a permissão para comercializar espaços públicos”, destacou a vereadora, que realiza no dia 11 sessão especial na Câmara Municipal para discutir o assunto.
Esta semana, Nadja chegou a anunciar que iria ao Ministério Público Federal para barrar a venda das tendas. “Talvez não seja preciso porque a União já se mostrou indignada com o tema”, declarou.
Em nota enviada à imprensa, a prefeitura de João Pessoa reafirmou o caráter democrático da festa, enfatizando que entre as tendas e o palco principal haverá espaço livre de cinco mil metros quadrados. “Se for como nos anos anteriores, os pobres vão ter que ficar na água ou então lá na Praia do Seixas”, disparou Nadja. A prefeitura abriu espaço para a venda de 200 tendas.
Redação
ClickPB