O procurador-geral da República, Antônio Fernando de Souza, irá oferecer denúncia contra a maioria dos parlamentares e dirigentes partidários acusados de receber repasse de “caixa 2” do PT por meio do empresário mineiro Marcos Valério de Souza. As informações são da edição deste domingo do jornal “O Globo”.
Segundo a reportagem do jornal carioca, Antônio Fernando e um grupo de três procuradores trabalham para concluir até o fim de abril a peça de acusação que pode levar à cadeia empresários, doleiros e políticos. O procurador estaria formulando uma acusação muito mais impactante e abrangente que as acusações elaboradas pelo realatório final da CPI dos Correios.
Parte da denúncia terá como base as investigações da equipe de mais de 20 policiais federais coordenada pelo delegado Luiz Flávio Zampronha. Para a polícia, nas diversas ramificações do valerioduto foram encontrados indícios de caixa dois, corrupção, sonegação fiscal, crimes contra o sistema financeiro e lavagem de dinheiro, entre outros crimes. São informações que permitiriam a responsabilização criminal do ex-presidente do PT José Genoino, de Delúbio Soares e de Marcos Valério, além de outros políticos apontados como operadores do caixa dois petista.
Para a Polícia Federal, no entanto, antes de fazer a denúncia, o Ministério Público deveria aguardar o resultado da perícia que o Instituto Nacional de Criminalística vem fazendo na contabilidade do Banco Rural, do BMG e das agências de publicidade de Valério com a Visanet. De acordo com a reportagem do “O Globo”, um dos laudos da PF indica que R$ 10 milhões de recursos de origem pública foram drenados para o valerioduto por intermédio de complicadas operações com a Visanet.
Último Segundo
Ministério Público fecha o cerco ao valerioduto
None
Política
Política
Política
Política
Política