Atendendo convite formulado pelo secretário Estadual da Saúde, Geraldo Almeida, o Ministério da Saúde resolveu se engajar na luta do Governo do Estado de melhorar a assistência de saúde prestada aos paraibanos e participa de mais uma etapa do programa Gabinete Itinerante da Saúde que visita nesta quarta-feira, 31, a região do Vale do Piancó. Também devem participar da ação representantes dos conselhos nacional de secretários municipais e estaduais de saúde, respectivamente Conasems e Conass.
Durante dois dias a “caravana da saúde”, como já foi denominada pelo secretário Geraldo Almeida, estará percorrendo municípios de Coremas, Piancó e Itaporanga, conversando e discutindo com gestores, prefeitos e profissionais do setor eventuais problemas e a suas devidas soluções.
Na oportunidade, os técnicos que integrarão a caravana pretendem visitar todas as unidades de saúde da região para verificar in loco o funcionamento de cada uma delas.
Lançado no inicio deste mês em João Pessoa, durante visita ao Hospital de Trauma Senador Humberto Lucena, o programa “Gabinete Itinerante da Saúde” objetiva aproximar o gestor estadual da saúde das demandas existentes no setor.
Com o programa, Geraldo Almeida acredita estabelecer uma nova metodologia de trabalho, seguindo orientação do governador Cássio Cunha Lima, na qual a presença do gestor da saúde será uma constante nas unidades administradas pelo Governo do Estado, e cuja finalidade será sempre a melhoria da qualidade de serviços prestados por cada uma delas a população.
Na visita que fará a Piancó, o secretário Geraldo Almeida pretende acompanhar, de forma especial, o funcionamento das duas principais unidades de saúde da região, os hospitais regionais de Piancó e de Itaporanga. Na ocasião, conforme informa Jacegai Martins,c de Serviços de Saúde da SES, o secretário fará uma visita a todos os setores dos dois hospitais para conferir de perto a sistemática de funcionamento de cada um deles. “O Secretário se reunirá com médicos, enfermeiros e demais profissionais para ouvir eventuais críticas, solicitações e sugestões, dando a cada uma delas suas devidas soluções”, disse.
Fonte: Secom PB