Política

Mercadante diz que Lula tem simpatia por sua candidatura

None

O líder do governo no Senado, Aloizio Mercadante (PT-SP), disse hoje que sua candidatura ao governo de São Paulo conta com o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele é pré-candidato do PT na disputa pelo Palácio dos Bandeirantes. Sua adversária é a ex-prefeita Marta Suplicy.

“O presidente Lula tem manifestado a todos que conversam com ele a avaliação que eu deveria ser candidato por São Paulo”, disse ele.

Mercadante afirma que sua pré-candidatura tem forte apoio dentro do partido. “Dos 58 prefeitos petistas, 53 já assinaram manifesto em apoio ao meu nome”, afirmou o senador.

Segundo ele, sua pré-candidatura tem o apoio de 95% dos sindicatos ligados à CUT (Central Única dos Trabalhadores) e da maior parte das bancadas federal e estadual.

Mercadante afirmou ainda que atenderá um pedido de Lula e permanecerá como líder do governo no Senado, apesar da pré-candidatura. “Vai ser difícil para a minha pré-candidatura, mas espero que a coisa em Brasília ande.”

Por outro lado, o senador acredita que o envolvimento direto com o governo pode ser um trunfo, já que a campanha, segundo ele, deve se concentrar no debate do cenário federal.

“O debate nacional, a comparação dos oito anos do governo Fernando Henrique com os três anos do governo Lula, é a discussão mais importante desta campanha”, afirmou. “A experiência no governo me permite debater o governo Lula em todas as áreas.”

Mercadante também disse que a candidatura do tucano Geraldo Alckmin (PSDB) à Presidência da República representa “a volta dos que saíram”. “A equipe econômica com que Alckmin tem conversado é a mesma que governou o país durante o governo FHC.”

Sem citar diretamente a pré-candidata petista Marta Suplicy, Mercadante citou, entre seus pontos fortes, a pouca rejeição ao seu nome apontada nas pesquisas. “Tenho uma rejeição bastante baixa, o que é fundamental numa campanha.”

Mercadante defendeu a manutenção das prévias do partido para a data original de 7 de maio. “A data das prévias foi decidida num encontro do partido e o Diretório Nacional deve mantê-la”, disse.

Ele também argumentou que a militância tem o direito de participar das plenárias. “Nem encerramos as plenárias em todas as regiões: neste final da semana ainda temos quatro plenárias no interior”, afirmou.

Fontes ligadas ao PT afirmaram que Mercadante tem interesse em uma data mais distante para as prévias, pois avalia que o nome do senador, que é mais forte no interior, pode crescer na capital paulista.

COMPARTILHE

Bombando em Política

1

Política

Pesquisa: prefeito de capital do Nordeste tem 75% das intenções de voto e pode ser reeleito em primeiro turno; saiba quem é

2

Política

Lula rebate pergunta sobre cansaço e manda perguntarem a Janja: “tesão de 20 anos”

3

Política

Perita Amanda CSI é cotada para ser vice na chapa de Ruy Carneiro à Prefeitura de João Pessoa

4

Política

Governo recorre de decisão que liberou academias a cobrar por entrada de personal trainers, na Paraíba

5

Política

Cartaxo não crava Amanda Rodrigues como vice, mas diz que negociação está “avançada”