O ex-ministro Guido Mantega assumirá o lugar de Antonio Palocci na Fazenda. Palocci pediu hoje afastamento do cargo ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, segundo a Fazenda. Mantega, que já foi ministro do Planejamento, estava na presidência do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).
Como Palocci pediu afastamento –e não demissão–, ele mantém o foro privilegiado que dá direito de responder a eventuais processos somente no STF (Supremo Tribunal Federal).
“O ministro Antonio Palocci Filho decidiu solicitar ao presidente da República seu afastamento do cargo. O ministro está encaminhando ao presidente Lula carta explicando suas razões”, diz a nota da Fazenda.
O conteúdo completo da carta de Palocci será divulgado após a entrega ao presidente. O Palácio do Planalto não soube informar se Lula aceitou o pedido de afastamento.
Desgastado por denúncias de corrupção feitas desde o ano passado e após comparecer a uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) no início deste ano, Palocci deixa o Ministério da Fazenda após quase 39 meses no cargo.
O principal motivo para a sua saída foi a quebra de sigilo do caseiro Francenildo dos Santos Costa, que em depoimento afirmou ter visto Palocci por diversas vezes em uma casa no Lago Sul, em Brasília, freqüentada pelos seus ex-assessores Vladimir Poleto e Ralf Barquete.
Suspeita-se que o local era usado para a promoção de negócios ilegais e festas com prostitutas.
Folha Online