Manifestantes invadiram na tarde deste domingo (8) as sedes dos três poderes do país, em Brasília, após furarem um bloqueio realizado pela Polícia Militar do Distrito Federal. Conforme apurou o ClickPB, o primeiro local invadido foi o Congresso Nacional, por volta das 15h, seguido do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Palácio do Planalto, sede do poder Executivo.
De acordo com a imprensa nacional, os manifestantes começaram a formar uma grande aglomeração desde a noite de ontem (7) e pedem, entre outras coisas, a saída do presidente eleito Lula (PT), a volta de Jair Bolsonaro (PL) e uma ‘intervenção militar’.
Ao portal ClickPB, o senador paraibano Veneziano Vital do Rêgo (MDB), presidente interino do Senado, confirmou que no caso do Congresso, o Salão Verde e Plenário são alguns dos ambientes ocupados.
Como trouxe o o ClickPB, Dino, autorizou, no sábado (7), o emprego da Força Nacional na Esplanada dos Ministérios até a próxima segunda-feira (9). A portaria foi publicada hoje (08) para “proteção da ordem pública e patrimônio público e privado” da Rodoviária de Brasília até a Praça dos Três Poderes.
Ontem, o governo do Distrito Federal também fechou o acesso à Esplanada dos Ministérios e escalou viaturas da Polícia Militar para a região do Setor Militar Urbano.
- Veneziano diz que invasões em Brasília refletem “espírito terrorista” e trata situação como “inadmissível”
- Daniella Ribeiro diz que invasões em Brasília são um “retrocesso” e defende “rigor da lei” para envolvidos
- Governador João Azevêdo repudia invasão ao Palácio do Planalto, STF e Congresso: “terrorismo deve ser combatido”
- Lula decreta intervenção federal no Distrito Federal após invasão ao STF, Congresso e Palácio do Planalto
Veja imagens dos atos de vandalismo:
| Congresso Nacional:
| Palácio do Planalto:
| Supremo Tribunal Federal (STF):