O prefeito do Rio, Cesar Maia (PFL), afirmou hoje em mensagem enviada pelo seu ex-blog que o ex-governador Anthony Garotinho (PMDB) e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva são "politicamente gêmeos". Na mensagem enviada para leitores cadastrados no ex-blog, Maia afirma que "uma análise comparada da superfície entre Garotinho e Lula mostra muitas semelhanças".
"Até o comportamento das ditas elites em relação a eles se assemelha. Lembro os inícios de governo, por receio de desmandos, e depois, por saudarem as boas novas em relação aos governos, seja por interesses, o fato é que tanto Garotinho quanto Lula pisaram com garbo estes tapetes persas", diz Maia.
Entre as supostas semelhanças apontadas por Maia entre Lula e Garotinho está o uso da publicidade paga. "Ambos usaram e abusaram da publicidade paga. A papelaria deles nunca se viu igual."
O prefeito do Rio também cita os programas sociais dos dois. "Ambos usaram e abusaram do recurso ao assistencialismo que um chama de uma forma e outro de outra. Ambos introduziram programas de cooptação de jovens através de ajuda de custo com as justificativas mais incríveis, como segurança e esporte."
Na mensagem, Maia afirma que a "única diferença" entre o ex-governador e o presidente é "que dona Marisa não se aventurou no mundo do teatro" numa referência à governadora do Rio, Rosinha Matheus (PMDB), mulher de Garotinho.
Na mensagem, Maia afirma ainda que existem políticos que terminam seus "ciclos de poder" com a imagem afetada. "Há casos curiosos, como o de [Leonel] Brizola que fora do poder permaneceu com grande prestígio popular, mas não com o voto popular, como se a população o admirasse, mas não para governar. FHC analogamente manteve seu prestígio intelectual, mas também sem voto." Ele lembra ainda que Rosinha vai encerrar hoje seu governo "implodindo um complexo de presídios". "Nenhuma imagem mais própria para o ciclo dos Garotinhos. E pelos dois lados: o fato e seu uso."
Folha Online