O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comentou hoje, em Natal, o episódio da disputa da Petrobras com a Bolívia, afirmando que o Brasil será auto suficiente na produção de gás em dois anos e só continuará a comprar o produto da Bolívia para ajudar o “povo pobre”. “Mas vamos continuar importando gás da Bolívia porque queremos ajudar o povo pobre daquele País. É interessante para o Brasil e é interessante para a Bolívia”, explicou.
Luiz disse também que o Brasil será a potência energética do planeta neste século. “No século 21, o Brasil será a maior potência energética do planeta sem precisar usar energia nuclear”, disse. Segundo a Agência Nordeste, o presidente elogiou os últimos projetos da Petrobras relacionados ao desenvolvimento do biodiesel e ressaltou a independência que o País poderá ter com esse novo combustível.
“Tudo que se tinha que fazer tinha que se consultar os Estados Unidos, a Europa e o Japão. Agora digo a vocês, que no caso da energia, eles vão ter que prestar atenção a nós e ver como o Brasil está fazendo. E ainda mais com o protocolo de Kyoto, que exige a redução da poluição. Introduzimos o álcool e o biodiesel. O Brasil agora será a grande potencia energética”, disse.
O presidente disse que a Petrobras já desenvolveu uma tecnologia para que as sementes de girassol, mamona e soja sejam moídas junto com petróleo, obtendo então um subproduto.
À tarde, Lula inaugura a unidade experimental de biodiesel da Petrobras localizada em Guamaré, cidade litorânea do Rio Grande do Norte. Com capacidade de produção diária de três mil litros de biodiesel usando como matéria-prima óleos vegetais, a nova planta faz parte do Pólo de Guamaré, complexo industrial construído pela Petrobras para beneficiar o óleo e o gás natural extraídos dos campos marítimos de Ubarana e Agulha e dos campos terrestres de todo o Estado.
Terra
Lula diz que Brasil comprará gás da Bolívia para ajudar
None
Política
Política
Política
Política
Política