O presidente Lula terminou sua visita a Pernambuco, a 13ª em 2006, com um discurso aos alunos do Senai, no Centro de Convenção, onde acontece a Olimpíada do Conhecimento. Do local, o presidente seguiu para a Base Aérea. Ainda hoje ele deve participar da posse da presidente eleita do Chile, Michelle Bachelet.
No discurso, o presidente deixou de lado os assuntos políticos e destacou a importância da educação profissional, lembrando o tempo em que ele era estudante do Senai. “Eu sou o caçula de oito irmãos e graças ao Senai eu fui o primeiro a ter um salário, casa própria e uma televisão em casa”, disse Lula, afirmando que os anos do curso foram os melhores de sua vida.
Para os competidores, o presidente enviou uma mensagem de incentivo. “Quero dizer aos meninos e as meninas que aproveitem para aprender. Se não souberem, perguntem. Saiam daqui sem nenhuma dúvida, pois essa é pode ser uma boa oportunidade de conseguir emprego”, afirmou. Lula estacou que 81% dos jovens que saem do Senai conseguem emprego e 53% voltam a estudar.
Os vencedores da Olimpíada do Conhecimento irão ao Japão, onde irão participar do torneio mundial de educação profissional. “Vai ao Japão quem tiver mais competência mas quem ficar não pode desistir. Olhe meu exemplo, eu disputei a eleição presidencial e perdi três vezes. Todos me aconselhavam a desistir e eu nunca desisti. Hoje, sou presidente”, declarou o presidente.
No final do discurso, que durou cerca de meia hora, Lula frisou que o desenvolvimento do nordeste é uma das prioridades do seu governo e ressaltou a implantação das obras que serão realizadas na região, como a refinaria, a transnordestina e a produção de biodiesel. Também falou sobre a expectativa pela aprovação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), que deverá destinar mais de R$ 4 bilhões para a educação básica.
Convênios – No evento, os Ministérios do Trabalho e Emprego (Tem) e da Educação (MEC) firmaram acordos de cooperação técnica e termos de adesão com a Confederação Nacional das Indústrias (CNI). Um dos acordos prevê, a partir de abril, a realização de um diagnóstico para identificar a demanda por qualificação no setor de construção naval de Pernambuco e rio de Janeiro. Depois do mapeamento, o MET irá implantar um plano para o setor.
O MEC e a Senai assinaram um termo de cooperação técnica para desenvolver diversas ações de educação profissional. Pelo termo, serão implantados, de imediato, cem centros multimídias, para atender à população de grandes centros urbanos. Os centros serão construídos em parceria com o Serviço Social da indústria (Sesi), e contarão com bibliotecas e laboratórios.
Fonte: Pernambuco.com
Lula destaca importância da educação profissional
None
Política
Política
Política
Política
Política